Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio



O prefeito Zito Barbosa acompanhado do subsecretário de infraestrutura Enock Souza, do secretário de indústria e comércio, Carlos Costa, subsecretário Roberto Carvalho, esteve na sexta-feira, 12, vistoriando a estrada que liga a BA-459 à Mata da Cachoeira, Cachoeiras do Acaba Vida e do Redondo e Chico Preto.

Em sua visita, o prefeito esteve nas comunidades de Mata da Cachoeira, São Vicente e Chico Preto, uma região localizada no coração do Vale do Rio de Janeiro a mais de 80 km da sede e de singulares belezas naturais. Nessa região a Prefeitura de Barreiras por meio dos Programas Vale Produtivo e Barreiras Bonita por Natureza, vem fazendo um levantamento dos problemas de infraestrutura das estradas e executando obras de melhorias, que têm como foco a valorização do homem do campo e fortalecimento do potencial turístico do município.





O subsecretário Enock Souza que acompanha de perto todas as etapas da obra, salientou que desde o ano passado, a prefeitura tem realizado um trabalho constante de manutenção das estradas. “Estamos realizando um trabalho intenso nessa região para melhorar a trafegabilidade dos moradores e o transporte escolar. Já recuperamos a estrada até a comunidade Mata da Cachoeira, reconstruímos a ponte da Cachoeira do Acaba Vida e agora vamos avançar no trecho que liga as duas cachoeiras e o Chico Preto”, disse.

Nessa fase, homens e máquinas trabalham há mais de 15 dias na região realizando intervenções de abertura de estrada, elevação de nível, cascalhamento, colocação de manilhas nas passagens de água e patrolamento. Segundo dados da Secretária de Infraestrutura, as obras deverão ser finalizadas nos próximos 60 dias, ao final serão 35 km de estrada recuperadas na região.





Na Cachoeira do Redondo, o prefeito Zito fez registros da beleza cênica da natureza em torno de um dos pontos turísticos mais bonitos de Barreiras. Ele ainda confirmou que em breve os moradores da cidade e turistas poderão visitar as duas cachoeiras, por uma estrada segura e de fácil acesso.

“As cachoeiras do Acaba Vida e Redondo são dois paraísos da natureza que temos em nosso município. E para que as pessoas, de modo especial os turistas, possam ter acesso a esses cartões portais de Barreiras, já começamos a trabalhar na melhoria dessa estrada que liga a comunidade de Chico Preto, a Cachoeira do Redondo, Mata da Cachoeira passando também pela Cachoeira do Acaba Vida. Em breve teremos um acesso muito bom para que todos os barreirenses possam conhecer essa região, potencializando assim o turismo entre as pessoas que apreciam essas belezas naturais”, finalizou o prefeito.

Fonte: Dircom



A Prefeitura de Barreiras realizou na tarde desta segunda-feira, 15, a solenidade de posse dos novos membros do Conselho de Educação e Conselho de Turismo para o biênio 2019/2021. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, com a presença do prefeito Zito Barbosa, vice-prefeita Karlúcia Macêdo, secretário de meio ambiente e turismo Demósthenes Júnior, secretária de educação Cátia Alencar, diretora municipal de turismo Mirtes Lima, o presidente do conselho de educação, Jorge Luís e o secretário executivo prof. Juarez.

A partir de agora, os dois Conselhos passam a ter função consultiva e deliberativa, o que vai possibilitar a ampla discussão dos temas e a busca por soluções para o fortalecimento das políticas para a educação e ampliação do potencial turístico de Barreiras. O secretário Demósthenes explicou que o conselho de turismo estava desativado, e precisou de regulamentação legal e atualização para que retornasse as atividades.



“A Prefeitura de Barreiras está promovendo políticas que fortalecem o turismo desde o início do governo, quando o prefeito Zito Barbosa fez o planejamento estratégico com os empresários de trainee turístico e realizou o Barreiras Folia em 2018 e criou o São João no Parque, proporcionando um incremento incrível no setor hoteleiro e empresarial. Com a revitalização do conselho de turismo tenho certeza que surge uma nova perspectiva e um novo momento para o turismo local”, enfatizou o secretário.

Os dois conselhos são formados por diversas instituições, tanto da iniciativa pública quanto da iniciativa privada. No conselho de educação são 24 membros titulares e suplentes ligados à área educacional e no Conselho de Turismo 22 membros do poder público e ramo hoteleiro, restaurantes, agências de viagens e produtores de turismo. A secretária de educação Cátia Alencar citou a importância dos conselhos como colegiado de controle social e autonomia.





“Estamos trabalhando lado a lado com o Conselho de Educação, sem ingerência nas decisões e principalmente valorizando a condição de cogestores das políticas públicas. Isso significa participar ativamente do sistema, compreendendo o planejamento, a execução e a avaliação como instrumento de melhoria do ensino, principalmente nesse momento que implantamos a base comum curricular na rede municipal”, destacou Cátia.

No ato de posse, o prefeito Zito Barbosa elogiou a atuação do Conselho de Educação que tem sido um órgão que acompanha e contribui para os avanços da educação. Ainda deu as boas-vindas aos conselheiros de turismo, citando os desafios e a inserção de novas vocações turísticas de Barreiras.



“Compartilhar com todos os conselheiros esse momento é muito importante para nossa gestão. Agradecemos o trabalho do Conselho de Educação e damos boas vindas aos conselheiros de turismo reforçando que a partir de agora a palavra é unidade e participação. Precisamos unir forças, seja das entidades públicas ou privadas, para trabalhar de forma unificada em prol da educação e do turismo, que já tem o maior carnaval do interior da Bahia, o Barreiras Folia, e também o maior São João. Nossas belezas naturais também são abundantes e temos ainda muito que avançar no turismo”, destacou o prefeito Zito Barbosa.



Ao final da solenidade, os conselheiros titulares e suplentes assinaram o termo de posse, e nos próximos dias ocorrerá a Assembleia para eleição dos presidentes e diretoria dos dois colegiados respectivamente.

 

Fonte: Dircom

 

Na manhã desta quarta-feira (17) a Superintendência de Transporte (SUTRANS) antecipou a homenagem ao Dia do Agente de Trânsito de Luís Eduardo Magalhães, que é em 18 de abril. A celebração aconteceu no auditório da Secretaria de Educação.

O evento ocorreu com a presença do prefeito Oziel Oliveira; do secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares; do delegado titular da delegacia de Luís Eduardo Magalhães, Leonardo Almeida; da gerente da SUTRANS, Ana Paula Mendes; do superintendente de Transporte e Trânsito, Claudionor Machado; além dos vereadores Carlos Koch e Kelmulth Maclarem.

A lei que instituiu o dia do agente de trânsito foi de autoria do prefeito Oziel Oliveira, que falou sobre o reconhecimento a esses profissionais.

“Estou aqui para prestigiar os agentes de trânsito. Tive a honra de fazer a lei para o reconhecimento ao trabalho desses homens e mulheres que realizam uma atividade importante para nossa cidade. Temos feito vários investimentos para facilitar o bom desempenho desses trabalhadores como a aquisição de carros, motos, fardamentos, equipamentos de trabalho e treinamentos para melhor servir o município”, afirmou o chefe do executivo.

Para a gerente do SUTRANS esta é uma homenagem merecida, pois os agentes estão permanentemente nas ruas, atendendo a população e em alguns casos, colocando a própria segurança em risco para desempenhar as funções da melhor maneira possível.

“Eu me sinto honrada por trabalhar com essa equipe. Vejo o amor com que exercem a profissão, o comprometimento em fazer o seu melhor e cumprir a lei. Quero parabenizar cada agente pela dedicação. Este ano escolhemos o agente destaque no ano de 2018, como forma de reconhecimento pelo empenho profissional”, comentou Ana Paula Mendes.

A escolha foi resultado de uma votação entre os próprios agentes e o resultado contemplou o servidor Geilson Lopes de Souza, que, emocionado, agradeceu a homenagem.

“É um reconhecimento que eu não esperava. Estou muito contente e emocionado. É bom saber que tem sempre alguém observando o nosso trabalho”, finalizou o agente.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

 

Aconteceu na manhã e tarde desta terça-feira (17), no auditório do SENAR, a Formação Municipal para Gestores, Coordenadores, Professores e Agentes das Escolas do Campo que participam do Programa Despertar. A ação é uma parceria da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio das secretarias de Educação, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e Economia Solidária com o Sistema FAEB/SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. 

O Programa Despertar foi implantado no estado da Bahia em 2005 pelo Sistema FAEB/SENAR, com o objetivo de formar cidadãos empenhados na revitalização da importância do coletivo, na defesa da sociedade e do meio em que vivem, sendo a educação o instrumento para alcançar este objetivo. Em Luís Eduardo Magalhães, o Despertar atende alunos de educação infantil, anos iniciais e finais das escolas municipais Fábio Johner, São Francisco, São Paulo, Henrique de Freitas Moreira e Ivanilde dos Santos Cedro.

A formação ministrada pela instrutora Raíssa Carolina Chaves Nunes, que teve como tema “Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo”, também contou com as apresentações do professor e diretor da Escola Municipal Aldori Luiz Tollazi, José Roberto dos Santos Batista, que cantou uma música de sua autoria denominada “Sou Despertar” e da aluna Laura Gabrieli, da Escola São Paulo, que emocionou a todos com a sua interpretação da música “Um Mundo Melhor”.

Para a secretária de Educação, Rose Sertão, o programa Despertar literalmente desperta nas crianças e jovens verdadeiras mudanças de comportamentos, como a preocupação com a preservação do meio ambiente em que vivem; a importância e a valorização do trabalho efetuado pelo homem do campo e a busca por novas maneiras de reduzir os impactos ambientais provocados pelo ser humano.

Também participaram do evento, a secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Izabel de Paula; o secretário de Agricultura, Franco Bosa; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Cícero Teixeira; a coordenadora Técnica da Escola do Campo, Rosilange Mabel e o técnico de Apoio e gerente de Projeto, Rogério Zapata.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Luís Eduardo Magalhães/BA

Na tarde desta terça-feira (16), a secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães recebeu duas novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O prefeito Oziel Oliveira; o secretário de Saúde, Felipe Melhem; o secretário de Trabalho e Assistência Social, Fábio Rocha e os vereadores Luciano Santos, Carlos Koch, Victor do Ferro Velho, Elton Almeida, Kelmuth Maclarem e Santil Coqueiro, estiveram na base do SAMU para conhecer os equipamentos.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, as ambulâncias foram cedidas pelo Ministério da Saúde e fazem parte do programa de renovação da frota. Uma das unidades é de suporte básico e vai atender os casos mais simples. A segunda, de suporte avançado, será utilizada em situações mais graves. Os dois veículos já estão em operação.

“Essa entrega só foi possível porque o município está com as contas absolutamente em dia. Com as novas ambulâncias, a população terá uma prestação de serviço ainda melhor nos casos de urgência e emergência”, comentou o gestor.

O coordenador do SAMU, Leonardo Ramos, considera que as novas unidades irão facilitar o atendimento de urgência e emergência no município. "O atendimento de emergência médica é imprescindível em algumas ocorrências que realizamos, e com as novas ambulâncias teremos mais conforto para o paciente, e mais comodidade para a nossa equipe. Portanto as novas unidades são de extra importância", declarou Leonardo.

O secretário municipal de Saúde explicou que as novas ambulâncias vão substituir dois veículos mais antigos que estavam em operação no SAMU de Luís Eduardo Magalhães, onde estes serão doados para a secretaria de Saúde do nosso município.

“Fico muito satisfeito com mais essa conquista para a nossa população. Enquanto em outros municípios o SAMU sofre com a falta de medicamentos, macas e veículos, Luís Eduardo Magalhães tem uma base própria com infraestrutura e instalações de excelente qualidade, 31 profissionais trabalhando e quatro ambulâncias para atender a nossa comunidade”, disse Filipe Melhem.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Criado no início deste mês de abril, o Conselho Municipal de Esportes e Lazer, teve nesta segunda-feira (15), a primeira eleição que oficializou os membros integrantes da diretoria para o biênio 2019/2021. Enquanto órgão colegiado, o Conselho busca contribuir com a administração pública acerca do planejamento das políticas públicas de esportes e lazer de Barreiras, bem como analisar as demandas manifestadas pela comunidade. Dentre os componentes eleitos, estão representantes do poder público, da sociedade civil e desportistas.

O presidente eleito por votação é o professor de Educação Física Milton Cézar, com larga experiência em docência, em Barreiras. “Assumir a presidência do Conselho é um desafio em busca do fortalecimento do segmento do esporte e do lazer em nossa cidade, que envolve, sobretudo, a participação efetiva da sociedade como um todo”, destacou o presidente eleito, Milton Cézar.



Para o diretor de esportes da Prefeitura de Barreiras, Fernando Machado, a eleição significa um novo momento para o esporte local. “Barreiras deu um grande e importante passo ontem, com a eleição do Conselho Municipal de Esporte e Lazer. O professor Milton César foi eleito presidente do colegiado, que a partir de agora será o principal fórum de discussão das políticas públicas para o setor”, destacou o diretor.

Fonte: :Dircom/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Programa Vale Produtivo será estendido a produtores da Região do Rio de Janeiro em Barreiras



Uma experiência que deu certo e que pode representar a mudança de vida de produtores que vivem na região do Rio de Janeiro, zona rural de Barreiras, foi apresentada, na última sexta-feira (12), pelos representantes da associação de agricultores, ao prefeito Zito Barbosa, secretário de agricultura, José Marques, secretário de Indústria Comércio e Serviços, Carlos Costa, o vereador Otoniel Teixeira, e representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Sebrae e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Trata-se de um experimento com plantio de milho que garantiu resultados acima da média, em produtividade.

Com o apoio da Aiba, os produtores plantaram uma área experimental de milho, utilizando sementes selecionadas e técnicas específicas. Na colheita, a feliz comprovação: a antiga média de 15 sacas/hectare saltou, para impressionantes 100 sacas/hectare, em algumas lavouras. O resultado empolgou os produtores que agora, querem firmar parceria com as entidades presentes na reunião, para aumentar a área cultivada. A Prefeitura já se comprometeu em apoiar a iniciativa, por meio do Programa Vale Produtivo.



“Vamos entrar com o preparo do solo, correção com calcário e suporte técnico. A ideia é que esses produtores se tornem independentes e haja a melhora no processo do plantio à colheita”, destacou o secretário de Agricultura, José Marques. Segundo ele, o Programa Vale Produtivo que atende comunidades em diversas regiões do Município, com melhoramento do solo, horas máquina e apoio de equipes especializadas, será um importante aliado na empreitada dos agricultores do Rio de Janeiro.



O prefeito Zito Barbosa destacou a importância das parcerias na promoção da melhoria de vida de comunidades rurais de Barreiras. “O que estamos vendo é que onde não se produzia milho, houve um aumento da produtividade, parceiros como Aiba, Abapa, Sebrae e o aporte do Banco do Nordeste financiando os pequenos produtores, será a garantia de uma vida mais digna a estas famílias. Estamos tendo um cuidado especial também com as estradas vicinais para facilitar o transporte de insumos, o tráfego de máquinas e, também o escoamento da produção agrícola da zona rural”, disse.



Outra preocupação da gestão é com a comercialização e o destino dos itens produzidos pelos agricultores de Barreiras. Para isso, a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços está trabalhando e articulando junto aos compradores, estratégias de melhorar e dinamizar este processo. “O agricultor precisa vender bem os seus produtos, com o apoio do Sebrae, vamos oferecer a eles, informações e ajudá-los a se organizarem com a finalidade de obterem mais lucro durante o processo de venda”, explicou o secretário Carlos Costa.

Fonte: Dircom/PMB

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da Secretaria Cultura e Turismo e em parceria com a Associação Cultural Paixão de Cristo, apresenta a Encenação da Paixão de Cristo. As apresentações serão realizadas nos dias 19 e 20 de abril (sexta e sábado), às 19h, na Praça da Bíblia, no bairro Santa Cruz. O espetáculo é um momento marcante que comove quem acompanha as apresentações.

“A encenação é um espetáculo muito esperado em Luís Eduardo Magalhães e tenho certeza que todos vão se sensibilizar com a apresentação. O grupo está se preparando desde o início do ano para retratar todos os acontecimentos da melhor maneira possível”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Leandro dos Santos.

Convidamos todas as famílias a participarem desse ato que envolve fé e arte. Venha se emocionar!

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

No último fim de semana, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da secretaria municipal de Agricultura, realizou a entrega de 22 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), no povoado da Muriçoca. Além dos produtores da região, o prefeito Oziel Oliveira; a deputada estadual, Jusmari Oliveira; o secretário municipal de Agricultura, Franco Bosa e o vereador Santil Coqueiro estiveram no evento.

A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) é um documento que identifica o produtor e é necessário para que ele possa participar das políticas públicas para a agricultura, no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Ele permite ainda o financiamento de custeio e investimento em linhas diferenciadas, como exploração agrícola e pecuária, habitação rural, aquisição de alimentos e fornecimento de merenda escolar.

Os agricultores das comunidades Galinhos e Muriçoca receberam as declarações emitidas pela Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), da secretaria de Agricultura da Bahia. De acordo com o presidente da Associação dos Pequenos Agricultores da Muriçoca, Gilvan Gomes da Silva, esta é uma grande conquista para os agricultores da região.

“Esse apoio é muito importante porque agora temos a possibilidade de acesso ao crédito e também fornecer alimentos de forma legal, atendendo a todas as exigências da lei”, comemorou.

O prefeito Oziel Oliveira endossou as palavras do presidente, e garantiu que esse é um passo fundamental para quem garante o sustento da família por meio da agricultura familiar e também fornece produtos para a população de Luís Eduardo Magalhães.

“Eles abastecem as feiras livre e supermercados da nossa cidade. A partir de agora, os pequenos agricultores vão se dedicar ainda mais e terão condições de expandir seus projetos e áreas produtivas”, complementou o chefe do executivo municipal.

A Declaração de Aptidão ao Pronaf beneficia agricultores familiares, pescadores artesanais, aquicultores, maricultores, silvicultores, extrativistas, quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A equipe da AMAS foi a grande vencedora do Campeonato do Terrão do bairro Santa Cruz. Na final, ela derrotou o ARD Apolinário por 1x0 e conquistou o título inédito. Na partida anterior, o Maclarem ganhou do Diamantino e conquistou o terceiro lugar.

A competição reuniu 32 equipes, cerca de 650 jogadores e teve o apoio da secretaria municipal de Juventude, Esporte e Lazer. Para o diretor de Esportes, Luciano Soares, o campeonato mostrou a força do futebol em Luís Eduardo Magalhães e a importância dos campeonatos que reúnem participantes de diversos bairros da cidade.

"Reconheço a boa organização do campeonato, o coordenador de Esportes Macumba está de parabéns. Foi muito produtivo, bem organizado, o público superou as expectativas. A equipe campeã mereceu a vitória", expressou Luciano.

Na oportunidade também foi cedido um troféu de incentivo do Esporte pelo organizador Ailton Alves (Macumba) para o gestor Oziel Oliveira.

“Estamos muito felizes com os resultados. O público compareceu e a disputa foi leal. É isso que queremos para o nosso esporte e estamos aqui para incentivar todas as modalidades”, comentou Ailton.

O prefeito Oziel Oliveira também compareceu e voltou a garantir o apoio ao esporte em Luís Eduardo Magalhães. Além de participar da entrega dos prêmios, o gestor falou de alguns projetos para alavancar o esporte no município.

“A reforma do Estádio Coronel Aroldo já é uma realidade. Estamos organizando um grande campeonato das duas divisões, além do tradicional varzeano. A nossa equipe também está elaborando competições de outras modalidades para que nenhum amante do esporte deixe de ser prestigiado”, encerrou o chefe do executivo municipal.

A premiação ficou assim:
Artilheiro - Antônio Marcos (Maclarem)
Goleiro menos vazado - Zaroi (Maclarem)
1º lugar AMAS - R$ 4.000,00 + Troféu Fair Play
2º lugar ARD Apolinário - R$ 2.000,00 + Troféu
3º lugar Maclarem - R$ 1.000,00 + Troféu
4º lugar Diamantino - R$ 500,00 + Troféu

Fonte: ASCOM/Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |