16
Mar / 2016 |
Promoção Semanal do Atac. e Distribuidor Santo Antonio |
16
Mar / 2016 |
Realize seus Sonhos |
O terceiro domingo do Projeto Ação na Praça levou atividade física e lazer para a Praça Elenir da Silva Vargas, no bairro Jardim das Acácias. A ação contou com apresentações de skate e patins de esportistas locais e aulas de zumba e street dance para os moradores. As crianças e adolescentes se divertiram praticando slackline e bambolê, além de poderem experimentar a sensação de andar pela primeira vez de skate. Todas as atividades foram monitoradas por instrutores do projeto.
A ideia do Projeto Ação na Praça é percorrer as principais praças da cidade até o dia 30 de março, data em que se comemora o 16º aniversário de emancipação política de Luís Eduardo Magalhães. No próximo domingo, 20, é a vez da Praça Albano Pedro Lauck, no bairro Jardim Paraíso receber o projeto a partir das 16h.
Para a secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz, o projeto idealizado pelo professor Henderson Aires é um sucesso. “Vocês não tem ideia de como eu fico feliz em ver essa praça cheia e perceber tanta gente preocupada com a saúde, afinal esporte é vida”, comentou.
Também prestigiaram o evento, representando o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Marcos Alecrim, o Diretor de Esportes, Mauro Gonçalves e o Coordenador da Juventude, Anderson Barbosa.
O 1º Fórum de Empreendedorismo de Luís Eduardo Magalhães (FEL), promovido pela Agência Immagine e pela comissão interina da Associação dos Jovens Empreendedores de LEM (AJE LEM), aconteceu nos dias 11 e 12 de março no Hotel Solar, com a presença de empresários, autoridades e cerca de 200 pessoas. Na abertura oficial, Dávila Kess e Mônica Zanotto, realizadoras do evento, afirmaram que a proposta deste evento é motivar os empreendedores e oferecer qualificação para que possam driblar os efeitos de um cenário pessimista, como o atual, e prosperar nos negócios. O secretário da agricultura, Carlos Koch, representando o prefeito, ressaltou a importância do FEL para fortalecer e incentivar os empreendedores locais.
Com tema central “Estratégias para ter sucesso na crise”, a psicóloga e coach Milena Lima abriu o ciclo de palestras na sexta-feira falando sobre “Gestão do tempo e de produtividade: Como fazer acontecer em 2016”. Segundo ela, um dos grandes problemas da vida profissional e pessoal dos empreendedores é a procrastinação. “Procrastinar é adiar uma ação. A pessoa que procrastina demais vive sob estresse, com sensação de culpa e perda de produtividade. A procrastinação torna-se um problema quando começa a atrapalhar o andamento normal das ações”. Para administrar melhor o tempo, a palestrante orientou os participantes a entender suas prioridades através da tríade do tempo, que identifica os principais problemas na gestão do tempo e traz uma nova metodologia de fácil aplicação por qualquer pessoa.
A segunda palestrante da noite de sexta foi a Mestre em Negociação e CEO do Instituto Deândhela, Tathiane Deândhela, que ministrou a palestra inspiradora “Como crescer em períodos de crise”. Com exemplos reais, Deândhela apresentou um novo modelo mental para atrair oportunidades e inovar em tempos de crise. “O nosso bem mais valioso é o tempo. Não podemos mudar o passado, nem trabalhar o futuro. Nós podemos somente realizar o presente”. Para ela, é preciso que o profissional tenha sempre sonhos e metas em mente para que possa estar em movimento, buscando atingir seus objetivos. “A Tathiane conseguiu despertar uma parte de mim que estava adormecida. Me inspirou, motivou e trouxe conhecimento para que eu voe mais alto com a minha empresa”, confirmou a empreendedora Mabel Domingues.
Ainda na sexta, o FEL também foi palco do lançamento da Associação dos Jovens Empreendedores de Luís Eduardo Magalhães (AJE LEM), através de uma mesa redonda de discussão que contou com o presidente da AJE LEM, Arthur Granich, o presidente da AJE BAHIA, João Pedro Bahiana, o ex-presidente da AJE BAHIA, Thiago Andrade, o coordenador regional do Sebrae Barreiras e presidente de honra da AJEB, Emerson Cardoso, e Tathiane Deândhela, que também é diretora de novos negócios da AJE GOIÂNIA. Além de apresentarem suas associações e projetos, todos afirmaram a grande importância do trabalho da associação para apoio e incentivo do empreendedor neste momento de crise. Ao final da discussão, João Pedro Bahiana e Arthur Granich protagonizaram o momento simbólico de oficialização da AJE LEM, que será um núcleo da AJE BAHIA.
No sábado, a jornalista e Mestre em Comunicação Alyssa Hopp ministrou um intensivo workshop com o tema “Encante seu cliente”. Com muitas dinâmicas, o workshop trouxe ferramentas valiosas para que os profissionais fidelizem seus clientes. Segundo Alyssa, o atendimento de excelência vai muito além do que estamos acostumados. Para atender bem, é preciso, principalmente, entender a si mesmo, seus processos mentais e as do seu cliente. “É essencial que o profissional entenda que o autoconhecimento e os processos mentais influenciam a excelência no atendimento ao cliente”, afirmou Hopp.
O encerramento desta primeira edição aconteceu após a última mesa redonda do fórum, que contou com a presença dos empresários Ana Amélia Junqueira Lopes (Gacea/Unopar), Claiton Vignatti Dani (Conduz), Cristiane Hendges Tosta (SPA Carpe Diem), Gilmar Soares (Mundo Verde), Luis Felipe Leão (Hotel Solar) e Rute Granich (Suíça), que mostraram que empreender é algo que requer transpiração e inspiração e que parcerias podem ajudar nesse momento de crise.
O saldo do evento foi extremamente positivo. “Parabenizo todos os organizadores deste evento. Foi realmente enriquecedor! Todos que foram à frente partilharam tesouros inestimáveis de conhecimento e vida. Acredito que LEM começou a escrever uma nova página depois deste primeiro Fórum de Empreendedorismo”, confirmou a empresária Telma Gomes. “Também parabenizo toda a organização. O evento foi fantástico, assim como a escolha dos palestrantes e profissionais que participaram das mesas redondas”, parabenizou a arquiteta e empresária Claudia Leão
Treze equipes começam nesta terça-feira, 15, a disputa da IV Copa Empresarial de Luís Eduardo Magalhães, no Ginásio Dioclécio Severino Ramos, a partir das 19h30. O torneio será disputado por 13 equipes divididas em quatro grupos: três com quatro equipes e uma com três equipes. No jogo inauguram a atual campeã, Bunge Alimentos enfrenta a equipe da Auto Molas Clara a partir das 20h30.
O torneio promovido pela Secretaria de Esporte Lazer tem por objetivo fomentar a prática esportiva no município, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos.
Para o vice-prefeito e secretário de Esporte e Lazer, Marcos Alecrim iniciar o torneio no mês de aniversário da cidade reafirma o compromisso do Poder Público com o esporte na cidade. “Temos trabalhado muito para proporcionar a população atividades esportivas de qualidade, seja por meio de programas, ações e torneios como este”, disse.
O grupo A é composto pelas equipes da Icofort, Terra Agricola, Grupo Imagil e Hortifruti. O grupo B pelas equipes da Golden Cargo, Mercado Ideal, Bunge Alimentos e Auto Molas Clara. O grupo C é formado pelas equipes Comperaço, Noventa Empreendimentos, Oeste Segurança e Lebiscuit. Já o grupo C conta com as equipes da Bravo, Case Maxum e Mecânica Faedo.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu na última terça-feira (8) uma palestra socioeducativa que contou com a participação 135 estudantes de ensino fundamental de Angical, no oeste da Bahia. O objetivo foi sensibilizar as crianças e adolescentes da Escola Municipal Florisvaldo Ferreira para o uso racional da água. A ação abrangeu o tema da Semana da Água 2016 da Embasa: “Atitude Hoje. Benefício Amanhã” que será desenvolvido pela até o dia 23 de março.
Na oportunidade, a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, aproveitou a oportunidade para demonstrar o funcionamento das fases de captação, tratamento e distribuição de água ofertada no município. Ao final da ação, foram distribuídas cartilhas educativas com foco na importância do uso da água tratada para a saúde humana.
Segundo a professora Janilza Passos de Oliveira Moço, da Escola Municipal Florisvaldo Ferreira, a palestra explica que a ação reforça a parceria com a Embasa. “As crianças puderam entender com a palestra a importância do uso racional e sem desperdício. Também foram tiradas dúvidas do processo de tratamento trazendo confiança para que eles possam consumir a água”, afirma.
Durante as palestras educativas também foi abordado o rígido controle no tratamento e na qualidade da água distribuída em Angical, seguindo os parâmetros de abastecimento exigidos pela portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde. A Embasa beneficia com água tratada em Angical cerca de 2,3 mil imóveis na sede municipal e em oito povoados da zona rural: Alto da Santa Cruz, Barreiro de João Martins, Bom Sucesso, Fazendinha, Mandim, São Joaquim, Sopa e Vazante I e II.
15
Mar / 2016 |
Desafio do Cerrado |
A EXPOLEM 2016 está um espetáculo e com muitas novidades pra você!
No site www.expolem.com você poder fazer um tour virtual pelo evento, conferir informações completas, verificar a disponibilidade dos estantes, programação e fazer downloads de informativos e materiais.
Mais Informações 3628.2308
15
Mar / 2016 |
Projeto Street Dance |
Hoje, segunda feira (15), pela manhã, professores concentraram-se em frente a prefeitura municipal e saíram em manifestação pelas ruas do centro de Luís Eduardo Magalhães.
O grande grupo de professores cobram dos responsáveis do município, reajuste salarial, melhores condições de trabalho, liberdade de expressão e respeito em sala de aula.
Um grupo de virologistas da Unidade de Operações de Microbiologia e Virologia do Hospital da Universidade de Pádua, na Itália, conseguiu isolar, pela primeira vez, o vírus Zika na saliva humana. A pesquisa foi publicada pela revista Eurosurveillance. Segundo os pesquisadores, liderados pelo professor Giorgio Palù, o vírus estava em uma paciente na faixa dos 20 anos, que apresentava os sintomas típicos da doença, como febre, mialgia, conjuntivite e erupções cutâneas, depois de ter retornado de uma viagem à República Dominicana, no mês de janeiro.
De acordo com a Agência Brasil, Palù disse que o grupo está monitorando italianos que retornaram de países que enfrentam um surto da doença, como Brasil e a Polinésia Francesa. O Zika havia sido isolado em outros fluídos humanos, como no leite materno, na urina e no sêmen e, por causa disso, sua transmissão foi relacionada às relações sexuais. O pesquisador informou que é cedo para determinar que seja possível fazer a transmissão da doença pela saliva.
O incêndio que atingiu áreas de Mata Atlântica na cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, foi controlado nesta segunda-feira (14). De acordo com informações do Tenente Coronel Resende, comandante do 6º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), que atua na região, o fogo foi apagado, mas ainda não é considerado extinto.
"O fogo principal, no Vale do Rio Buranhém, que trazia transtornos à população, já controlamos. Conforme as técnicas de extinção de incêndios florestais, nós só vamos declarar extinção do fogo após 48 horas dele ser apagado. Estamos em observação porque ele pode vir a voltar", afirmou o comandante do 6º GBM.
O trabalho de combate ao incêndio contou com o apoio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).
Ainda segundo o Tenente Coronel Resende, o fogo que atingiu a área por mais de dez dias foi provocado pela ação humana. A situação foi agravada pela falta de chuva na região. Segundo informou o comandante do 6º GBM, o fogo teve início no dia 2 de março e, além da destruição da flora, provocou a morte de animais silvestres.
Combate
Na quinta-feira (10), um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) foi enviado para Porto Seguro para ajudar a combater as chamas nas áreas de difícil acesso. O foco que mais preocupava os brigadistas fica no Vale do Rio Buranhém, por causa dos transtornos causados à população, devido à fumaça que chegava até às residências.
Também foram registrados focos de incêndio nas localidades de Mundaí, Outeiro da Glória, na estrada que dá acesso ao distrito de Arraial D'Ajuda, na Fazenda Tabatinga, localizada na entrada do município, e no bairro Xurupita, onde um jovem de 23 anos foi preso em flagrante, no início desta semana, no momento em que colocava fogo numa área florestal. Houve registro de incêndio também numa área do município vizinho de Santa Cruz Cabrália, a cerca de 20 quilômetros de Porto Seguro. Todos os locais possuem áreas de proteção permanente.
"As chamas são provocadas pela ação humana. É criminoso. Temos acompanhado o uso indevido do fogo por muitas pessoas no município, sobretudo em áreas de ocupação desordenada, mas isso cabe aos órgãos ambientais fiscalizar. A seca é um grande problema e favorece as queimadas. O que a gente deve deixar claro é que o fogo não começa sozinho", destacou o Tenente Coronel Resende.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não foi feito um levantamento para dimensionar a área atingida pelas chamas. "O tamanho da área atingida a gente vai ver com o Inema, que é responsável por verificar as causa e a dimensão da área afetadas", completou Resende.
Os peritos criminais da Bahia param das 7h às 12h desta terça-feira (15) em reivindicação por melhores condições de trabalho, como a aquisição de materiais, aumento de salário e regulamentação da promoção na carreira. Com a paralisação, ficam mantidas apenas perícias em casos de morte.
A categoria realiza uma assembleia na sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT) emSalvador para avaliar a continuidade da mobilização. De acordo com o Sindicato dos Peritos Criminais do Estado da Bahia (Asbac), a paralisação acontece em Salvador e em todos os municípios do estado, como Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Euclides da Cunha e Juazeiro.
O presidente da entidade, Leonardo Fernandes, diz que um dos principais problemas que a categoria enfrenta é a falta de material de trabalho. “Falta luva, reagente, papel. A gente diz que a perícia vai parar por falta de material”, justifica. Durante a assembleia nesta terça-feira (15), a categoria irá avaliar se continuará a paralisação por conta do problema, que é uma reclamação dos trabalhadores em Salvador e no interior.
Os peritos também pedem aumento salarial que acompanhe as perdas inflacionárias deste ano. “Eles querem dar 0% de reposição. O governo não chama o funcionalismo para conversar”, reclama o sindicalista. Segundo o presidente da Asbac, o governo também quebrou a promessa feita no ano passado para regulamentar promoção da categoria, já prevista em lei. A categoria ainda critica a mobilização da categoria de peritos técnicos, que exercem atividades auxiliares e pretendem para alcançar a função de perito criminal.
14
Mar / 2016 |
A importancia do trabalho em equipe |
A palestina Hanan Al Hroub venceu o prêmio de melhor professora do mundo, concedido pela Fundação Varkley neste domingo (13). A cerimônia de premiação aconteceu em Dubai e contou com depoimento em vídeo do Papa Francisco. "Felicito a professora Hanan Al Hroub por ter ganhado este prêmio de prestígio, em razão da importância que atribui às brincadeiras na educação das crianças.
A criança tem o direito de brincar. Parte da educação é ensinar-lhes como brincar para aprender brincando", homenageou o pontífice. A palestina trabalha em uma escola secundária na Cisjordânia e ganhou US$ 1 milhão por desenvolver uma abordagem lúdica da educação, buscando combater também a violência nas escolas. A criação da metodologia foi motivada pelo ambiente tenso nas escolas provocado pelo conflito entre Israel e Palestina, e foi descrita no seu livro "Brincar e aprender". O vice-presidente americano, Joe Biden, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon estavam presentes na premiação.
O prefeito Humberto Santa Cruz confirmou na manhã desta segunda-feira, 14, a grade de shows do aniversário de 16 anos de Luís Eduardo Magalhães. Na terça-feira, 29, véspera de feriado, a festa ficará por conta do grupo Rosa de Saron e do cantor sertanejo Gusttavo Lima. No dia 30, data em que se comemora a emancipação política do município, a cantora gospel Damares será a atração na Praça dos Três Poderes. Em ambas as noites haverá participação de artistas locais.
Tendo saído de casa aos nove anos de idade para trilhar sua carreira ao lado se seus irmãos com quem formava uma banda, Gusttavo Lima deu início a sua carreira solo aos 18 anos. Atualmente, carrega em sua bagagem mais de 150 composições e inúmeros sucessos como “Balada” e “Gatinha assanhada”. O cantor desembarcará em Luís Eduardo Magalhães, pouco depois de gravar seu próximo DVD, nos dias 25 e 26 de março, em Caldas Novas/GO.
Formada por Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria), a banda Rosa de Saron surgiu em 1988 na cidade de Campinas/SP, dentro do movimento de Renovação Carismática da Igreja Católica. Seu trabalho mais atual é o CD e DVD Acústico e Ao Vivo 2/3. O trabalho tem proposta estética inspirada na obra do cineasta francês George Méliès, um dos precursores do cinema do final do século XIX e começo do século XX, o álbum é composto por 19 músicas que marcaram a carreira da banda, ao longo de 26 anos de estrada.
Natural de Umuarama/PR, Damares nasceu em um lar evangélico e hoje, com 18 anos de carreira tornou-se uma cantora consagrada, respeitada e conhecida no Brasil e no exterior. Nessas quase duas décadas de carreira gravou 7 CDs e 3 DVDs. Em seu currículo inclui troféus de melhor CD e cantora revelação, 5 discos de ouro, 3 discos de platina, 3 de platina duplo, 3 de platina triplo e 2 discos de Diamante.
Transporte – Nas duas noites de festa haverá transporte gratuito para a população a partir das 20h, saindo dos seguintes pontos: Mercado Municipal no Santa Cruz; em frente ao Mercado Favorito, no Mimoso II; na parada do ônibus no Residencial Sol do Cerrado; em frente ao Mercado Bonzão no Jardim das Oliveiras; em frente ao Estratégia Saúde da Família (ESF) Jardim das Acácias e na Praça do M3.
Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano de 2016 estão sendo entregues desde a última quarta-feira, 09. A previsão segundo o Setor de Tributos da Prefeitura é que todos os carnês tenham sido entregues até o dia 16 de março. O prazo para pagamento do IPTU com parcela única, com desconto de 20%, vai até 30 de março.
Os boletos estão disponíveis nos pontos de atendimento do Departamento de Tributos, localizados no Centro Administrativo, na Avenida Barreiras, 825, Centro da cidade e no CCLEM, localizado no Bairro Santa Cruz. As pessoas que não residem no município podem solicitar que o boleto seja encaminhado por e-mail, através do telefone (77) 3628 9065.
A arte do carnê do IPTU deste ano foi escolhida através de um concurso cultural, realizado com estudantes da rede municipal de ensino de Luís Eduardo Magalhães. O grande vencedor foi o estudante Matheus Santos Lima, da Escola Municipal Fábio Johner, da comunidade de Bela Vista.
O estudante de 15 anos explica que o desenho foi feito com o intuito de representar as funções do IPTU. “O IPTU tem por objetivo a melhoria da saúde, segurança e educação com sua arrecadação anual. Com todos contribuindo construímos um mundo novo e mais feliz”, explica o jovem.
14
Mar / 2016 |
Profissionais da UPA recebem capacitação sobre manejo clínico da Dengue,Zika e Chikungunya |
Na manhã do último sábado, 12, os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) participaram, no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, de capacitação sobre o manejo clínico da Dengue, Zika e Chikungunya, ministrada pelo médico infectologista Dr. Luciano Reale.
O secretário de Saúde, Werther Brandão, participou da abertura da capacitação. Para ele a capacitação permanente dos profissionais de saúde é um investimento, não um custo para a administração. “A capacitação permanente dos nossos profissionais é importantíssima, tendo em vista a situação epidêmica que o país enfrenta”, observou.
14
Mar / 2016 |
Centro Cultural sedia Oficinas de Leitura, Filosofia e Teatro realizadas pela UFOB e Secre |
Terão início na noite desta segunda-feira, 14, as Oficinas de Leitura, Filosofia e Teatro, realizadas pela UFOB em conjunto com a Secretaria de Cultura de Luís Eduardo Magalhães. A oficina continua até o próximo domingo com turma de 30 participantes. As inscrições podem ser feitas no Centro Cultural.
O Projeto de Oficinas de Leitura, Filosofia e Teatro da UFOB têm como objetivo geral promover a dinamização cultural na região do campus onde elas são realizadas, através da oferta de uma formação teatral inicial, para aperfeiçoamento da capacidade de comunicação, com foco também em leitura e análise de textos. Duas dessas Oficinas já foram realizadas, uma no Campus de Barra e outra no Distrito de Santo Inácio, próximo a Barra.
Em Luís Eduardo Magalhães, as temáticas da Oficina incluirão assuntos pertinentes à literatura contemporânea e também referências à filosofia e à história da ciência. A dinâmica de leitura articula-se com a realização de jogos teatrais, precedidos de exercícios corporais e vocais e de improvisações. Os exercícios serão alternados com exposições e explicações sobre os fundamentos teóricos da ação cênica, no que se refere à composição de personagens, interpretação, caracterização e técnicas do espetáculo.
Segundo a formulação do Projeto, a importância do trabalho com a leitura de temas relevantes com sua correspondente expressão artística, independente da área de conhecimento, possibilita ao leitor uma compreensão do texto como recurso para aperfeiçoamento do seu senso crítico e da sua capacidade argumentativa.
As aulas de teatro acontecerão no Centro Cultural, no horário das 19 às 22 horas. As sessões de leitura, voltadas também para a encenação, ocorrerão durante o dia, em horários variados, combinados com os participantes. O estudo de textos permitirá ao participante estabelecer relações entre eles e a realidade circundante, numa leitura crítica da mesma.
A consultoria AgRural reduziu em 700 mil toneladas sua estimativa para a produção de soja no Brasil natemporada 2015/2016, que está em fase de colheita. Com isso, a projeção atual considera safra de 99 milhões de toneladas, ainda um recorde. O corte é resultado do clima quente e seco que afetou as lavouras da região conhecida como Matopiba, que abrange os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O calor e a falta de umidade registrados em fevereiro comprometeram as plantações justamente no período reprodutivo, fase crucial para determinar a produção das plantas.
As projeções de rendimentos das lavouras sofreram cortes de duas a cinco sacas por hectare. Os estados mais afetados são Tocantins, Maranhão e Bahia. “No Maranhão e no Tocantins, onde 12% e 19% da área está colhida, a estimativa de produtividade caiu de 45 para 40 sacas. Na Bahia, a colheita está em 15% e a produtividade média foi reduzida de 47 para 42 sacas. No Piauí, 8% da área foi colhida e a produtividade passou de 42 para 39 sacas”, diz boletim da AgRural.
Paraná e Santa Catarina também contribuíram com a revisão na estimativa de safra da consultoria. Diferentemente do Norte e Nordeste, os dois estados foram impactados por chuvas acima da média e falta deluminosidade, que também reduzem o potencial das lavouras. A produtividade paranaense foi revisada para 54,5 sacas por hectare, 0,5 saca a menos que a previsão anunciada no mês passado. Já os produtores catarinenses devem colher média de 54 sacas por hectare, ante 54,4 calculadas em fevereiro.
A expectativa de rendimentos em Mato Grosso e Goiás, por outro lado, foi ajustada para cima pela consultoria. No caso de Mato Grosso, a previsão é que as plantações rendam 50,5 sacas por hectare. Por sua vez, Goiás tende a tirar dos campos 52,5 sacas por hectare, em média. Em Mato Grosso do Sul, a AgRural manteve sua expectativa de produção em 53 sacas por hectare.
Além dos ajustes na produção nacional, a consultoria informou que a colheita brasileira avançou para 52% do terreno total ocupado pela soja. Há um ano, esse índice era de 50% e a média das últimas cinco safras, 47%.