Blog Santo Antônio
Notícias
27
Fev / 2021

Vagas abertas!

Fonte: Grupo Santo Antônio

Fonte: Grupo Santo Antônio

Toda vez em que um paciente apresenta sintomas como febre e dores no corpo e procura o Plantão de Atendimento da Dengue, no pátio da UPA em Luís Eduardo Magalhães, uma notificação é gerada. A partir daí a Vigilância Epidemiológica é acionada e os agentes de Endemias realizam um bloqueio no quarteirão em que a pessoa reside.


“As ações de bloqueio realizadas pelos agentes de Endemias têm como objetivo eliminar o mosquito Aedes Aegypti adulto, além de vistoriar as residências, eliminando quaisquer possíveis criadouros do mosquito e orientar a população sobre a forma adequada de combater os focos domiciliares. Os bairros são selecionados de acordo com o número de casos notificados por determinada área”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Melo.


Foi o que aconteceu nesta quinta-feira (25), no bairro Jardim Primavera, onde Amanda Britto foi diagnostica com Chikungunya.


“Eu achei uma ação muito importante, porque mostra o cuidado não só comigo e com a minha família, mas também com os meus vizinhos e moradores do bairro”, disse.

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

A Secretaria de Esporte e Lazer de Luís Eduardo Magalhães tem se movimentado para que no momento em que as medidas restritivas da pandemia sejam flexibilizadas, o Município esteja preparado para retomar as atividades esportivas com força total.


Entre as iniciativas da pasta, está a busca por parcerias. Uma com a Federação Baiana de Judô e outra com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) e a Caixa Econômica Federal. “São projetos que terão um gasto menor para o Município, devido a essas parcerias”, disse a diretora de Esportes e Lazer, Vânia Cenci.


Judô na Escola

“A nossa ideia é fazermos dois polos: um no ginásio do Jardim das Acácias e outro no Santa Cruz, assim as crianças e os jovens não precisarão atravessar a BR 242 para fazer as aulas. O objetivo do projeto é atender 400 crianças, 200 no Jardim das Acácias, que envolveria Mimoso 1, 2 e 3 e Jardim das Oliveiras. Toda essa parte acima da BR 242. E 200 crianças no bairro Santa Cruz, Floraes Léa, Jardim Paraíso e Conquista. Para ficar mais fácil o deslocamento”, contou.


“Esse é um projeto que está bem encaminhado, estamos aguardando a pandemia passar para começarmos a movimentá-lo. Será um sonho que vai se tornar uma realidade bem próxima”, pontuou Vânia.


Ginástica Rítmica

“Esse projeto da ginastica rítmica é um sonho de 20 anos. É uma modalidade linda de se ver e que tem uma evidência no Oeste da Bahia até a nível estadual. Iremos fazê-lo em parceria com a SUDESB e a Caixa Econômica Federal. Já temos o local, será no bairro Jardim das Acácias e agora no mês de março vamos dar andamento aos trâmites burocráticos para recebermos todo o material necessário para a prática esportiva”, concluiu.

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Agricultura firmou mais uma importante parceria para impulsionar os projetos de agricultura familiar. Dessa vez, com a Captar Agrobusiness, que fornecerá esterco produzido no confinamento da empresa.


O material, que é tratado e analisado em laboratório, será utilizado nas hortas comunitárias, praças e espaços públicos da cidade. Além de proporcionar economia, a cooperação também garantirá assistência técnica para os pequenos produtores do município.

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

Representantes da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do povoado da Muriçoca foram recebidos na sede da Secretaria de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães. Na ocasião, foram recebidos pelo diretor de Agricultura, Kenni Henke.


Durante o encontro foi apresentada a lista das famílias interessadas em participar do projeto de inclusão da agricultura familiar que está sendo reestruturado pelas secretarias municipais de Agricultura e de Trabalho e Assistência Social.


"O novo modelo garantirá maior acesso e rentabilidade para quem participar da iniciativa", disse Henke.

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

A partir do próximo mês de março, as duas unidades móveis flutuantes do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, os PREVBarcos, retomam o atendimento às comunidades ribeirinhas de quatro municípios do Pará.

 

O Prevbarco I, embarcação vinculada à Gerência-Executiva Belém, começa o ciclo de viagem no próximo dia 1º de março, enquanto o PREVBarco II, pertencente à Gerência-Executiva de Santarém, inicia o cronograma somente a partir da segunda semana do mês. 

 

O PREVBarco I fará o atendimento em Anajás, Pará, onde estará ancorado de 1º a 5 de março. 

 

Depois, a unidade flutuante zarpa para o município de Afuá, onde realiza atendimento durante duas semanas, entre 8 e 19 de março.

 

Já o PREVBarco II começa o atendimento somente no dia 8 de março, em Prainha, no oeste paraense, onde fica até o dia 12. 

 

De lá, a embarcação navega para Monte Alegre, também município da região do Baixo Amazonas, onde presta atendimento por duas semanas, de 15 a 26 de março.

 

Ambas as unidades contam com protocolos de segurança e higiene em prevenção ao novo coronavírus. 

 

Para que os beneficiários possam entrar nas embarcações, é necessário o uso de máscara e a verificação de temperatura. 

 

Além disso, os barcos estão equipados conforme os requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Fonte: Rede Nacional de Rádio

A Receita Federal divulgou as regras para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021.

 

O prazo de envio terá início em 1º de março e terminará no dia 30 de abril de 2021. 

 

Após essa data, o contribuinte que apresentar a declaração estará sujeito à multa pelo atraso. 

 

A expectativa é de que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo.

 

O Programa Gerador da Declaração já está disponível para download, assim como o aplicativo “Meu Imposto de Renda”. 

 

Também foi lançada a nova página do Imposto de Renda no site da  Receita federal com linguagem simplificada para maior acessibilidade. 

 

Outra novidade é que, para sistemas operacionais Windows, Linux e Mac, não será mais necessário instalar a plataforma computacional Java para envio da Declaração de Imposto de Renda. 

 

Para mais informações, acesse o site www.gov.br/receitafederal e clique em "Meu Imposto de Renda".

Fonte: Rede Nacional de Rádio

Os contribuintes que receberam o auxílio emergencial por conta da pandemia da Covid-19 são obrigados a declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física, caso tenham recebido, junto com o auxílio, outros rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$ 22.847,76. 

 

O contribuinte que tiver rendimento maior que esse valor deve devolver o auxílio emergencial. 

 

Estima-se que cerca de 3 milhões de declarações  possuam algum tipo de devolução a ser feita. 

 

Informações sobre como realizar a declaração e a devolução podem ser encontradas no site do Ministério da Cidadania no endereço gov.br/cidadania.

Fonte: Rede Nacional de Rádio

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, apresentou nesta quinta-feira (25/02) novas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Brasil. 

 

As medidas foram acordadas junto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

 

Segundo o ministro, o país está enfrentando uma nova etapa dessa pandemia. Ele acrescentou que a velocidade com que a contaminação acontece em pontos focais pode surpreender o gestor em termos de estrutura de apoio. Pazuello destacou também que precisamos estar alertas e preparados”.

 

Reforçando que o Sistema Único de Saúde é tripartite, Pazuello detalhou a articulação feita pelo governo federal com as gestões estaduais e municipais para combate à doença.

 

O ministro da Saúde anunciou três grandes ações para enfrentar essa nova etapa da pandemia: o atendimento imediato nas Unidades Básicas de Saúde, a estruturação da capacidade de leitos clínicos e de UTI e a vacinação.

 

Sobre a imunização dos brasileiros, o ministro reforçou que “o país terá capacidade de vacinar a metade da população vacinável do país até a metade do ano. E a outra metade até o fim de 2021”.

Fonte: Rede Nacional de Rádio

Para garantir atendimento ágil e de qualidade para pacientes com Covid-19, o Ministério da Saúde pactuou, com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde novas regras para a autorização de abertura de leitos de UTI para tratamento da doença. 

 

A decisão conjunta foi tomada nesta quinta-feira (25), durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite. 

 

Para o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, as decisões pactuadas com estados e municípios têm como principal objetivo a proteção de todos os brasileiros. 

 

Entre outras mudanças, as novas regras estabelecem que os leitos de UTI Covid-19 autorizados pelo Ministério não precisarão mais de prorrogação e podem seguir operando até o final da pandemia. 

 

Além disso, o custeio dos leitos será feito de forma integral pelo Ministério da Saúde através de repasses mensais, e não mais com a antecipação de verbas. 

 

As medidas garantem maior celeridade ao processo de autorização de leitos, possibilitando que ainda mais vidas sejam salvas. 

 

As novas diretrizes aumentam a segurança jurídica e financeira dos gestores municipais e estaduais.

Fonte: Rede Nacional de Rádio

O presidente Jair Bolsonaro visita nesta sexta feira (26) o Ceará. Ele vai participar da solenidade que marcará a retomada de três obras inacabadas em estradas federais que cortam o estado.

 

O evento contará com a participação  do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

  

A ação faz parte da linha adotada pelo governo federal de concluir de obras paralisadas por gestões anteriores.

  

A agenda inclui passagens por Tianguá, Caucaia, Horizonte e Fortaleza. A agenda irá marcar a assinatura de ordens de serviço para o reinício da Travessia Urbana de Tianguá, na BR-222,  novos traçados da rodovia em Umirim e no distrito de Frios, também na BR-222 , além da conclusão do viaduto de acesso à cidade de Horizonte na BR-116.

 

Também está prevista visita às obras de duplicação em pavimento de concreto na rodovia BR-222/CE, no trecho Caucaia-Pecém e às obras de duplicação do Anel Viário de Fortaleza.

Fonte: Rede Nacional de Rádio

A Receita Federal apreendeu, nesta quinta-feira (25), 1,7 tonelada de cocaína, durante inspeção de contêineres destinados à exportação no Porto de Santos. A droga estava escondida em uma carga de tapioca com destino a Valência, na Espanha.

Esse foi o terceiro dia consecutivo em que os agentes aduaneiros encontraram cocaína em cargas despachadas no porto. Na quarta (24), foram encontrados 67 kg do entorpecente alocados em uma carga de algodão; na terça (23), foram 501 quilos, ocultos em sacas de açúcar.

O carregamento de cocaína foi detectado por cães farejadores. Além desse método, costuma-se realizar a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. A droga já foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação e prosseguirá com as investigações.

Segundo a Receita, as ações promovidas na alfândega do Porto de Santos em 2021 resultaram na apreensão de 4 toneladas de cocaína. Em janeiro, os agentes também fizeram outra grande interceptação, de quase 1 tonelada do entorpecente. Na ocasião, a droga estava escondida em sacas de soja.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde assinou um contrato para a aquisição de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech. De acordo com a Pasta, 8 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 devem chegar ao país em março.

As vacinas virão em dois lotes e serão entregues entre 20 e 30 dias após o contrato ser assinado. Em abril, mais 8 milhões de doses devem chegar ao Brasil. Já o último lote, com 4 milhões, será entregue em maio.

O contrato assinado com o Ministério da Saúde prevê um investimento de R$ 1,6 bilhão. O laboratório indiano é representado no Brasil pela Precisa Medicamentos.

O pedido de uso emergencial da vacina foi apresentado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 5 deste mês.

Fonte: Pleno News

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, foi exonerado do cargo que ocupava há um ano e nove meses. O agora ex-gestor do órgão responsável pela realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve a saída publicada na edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial da União (DOU).

A exoneração foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto. Na edição, não foi indicada a nomeação de um substituto. Nesta sexta, ainda foi publicada a exoneração do chefe de gabinete da presidência do órgão, Marcelo Silva Pontes, em portaria assinada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Lopes, que é analista de comércio exterior desde 1999, é graduado em Engenharia Química, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e em Direito, pela Universidade de Brasília (UnB). O ex-presidente do Inep é servidor público federal e assumiu a presidência do Inep em 20 de maio de 2019 no lugar do delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi.

O Inep é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Além de ser responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o órgão também coordena outras provas (Revalida, Encceja, Enade etc), avaliações (Sinaes, Saeb), e censos da educação e estatísticas sobre a educação brasileira.

Fonte: Pleno News

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, aproveitou a apresentação do resultado financeiro de 2020, em teleconferência com analistas de mercado, para elencar os ganhos da empresa em sua gestão, sobretudo num ano de crises sanitária e econômica. Na lista mencionada por ele, estiveram dados relativos, principalmente, às finanças e operação da estatal.

Ele iniciou sua fala destacando que seu objetivo foi de superar os concorrentes.

– Quando fomos atingidos pela crise, nosso compromisso foi de terminar melhor que começamos. A Petrobras de hoje é melhor que a de um ano atrás – afirmou.

Em seguida, respondeu críticas do presidente Jair Bolsonaro por permanecer trabalhando de casa na pandemia.

Segundo ele, o home office é uma inovação que o momento exige e “vitorioso é quem sabe mudar”.

– O home office reduziu a taxa de contaminação do vírus, reduziu custos e aumentou produtividade. Não foi só a Petrobras que se beneficiou – ressaltou.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Diagnosticado com Covid-19, o cantor evangélico e vereador de Salvador Irmão Lázaro precisou ser intubado na manhã desta quinta-feira (25). Ele estava internado desde segunda-feira (22) em hospital de Feira de Santana, mas apresentou uma piora e teve que ser transferido para a UTI.

O cantor começou a sentir os sintomas da Covid-19 há 10 dias, mas o resultado positivo saiu apenas no final de semana. Ele será transferido ainda nesta quinta para o Hospital Aliança, em Salvador, para dar continuidade ao tratamento.

Em nota, a assessoria confirmou o quadro de saúde do artista, e solicitou que os amigos e admiradores de seu trabalho orem por ele.

– Diante do exposto, sua família e amigos reforçam o pedido de orações, enquanto crê e espera que, com a permissão de Deus, sua saúde será restaurada.

No comunicado, a equipe agradeceu ainda todo o apoio e carinho oferecido ao cantor evangélico.

 

Fonte: Pleno News

Morreu em São Paulo o empresário Masataka Ota, de 63 anos, ex-vereador e atual suplente de vereador na Câmara Municipal. Ota ficou conhecido depois do sequestro e assassinato de seu filho, Ives Ota, de 8 anos, em agosto de 1997. Ota estava hospitalizado em tratamento de um câncer.

Depois da tragédia com o filho, Ota fundou o Instituto Ives Ota, uma ONG dedicada ao trabalho comunitário na Zona Leste de São Paulo, onde a família vivia. Ota fazia campanha também pelo perdão aos criminosos. Em entrevista ao Estadão, em 2012, ele contou da emoção ao se encontrar com o assassino de seu filho na cadeia. “ Eu perdoei”, disse o então vereador.

Em uma rede social, o ex-governador Márcio Franca (PSB) lamentou a morte de Ota.

– Vai finalmente abraçar seu filhinho amado, Ives Ota – escreveu França.

O deputado estadual José Américo (PT), que foi colega de Ota durante mandato de vereador na Câmara, também lamentou, em mensagem à mulher dele, Keiko Ota. “Meus sentimentos pela morte do nosso querido Ota”, disse Américo.

O assassinato do menino Ives chocou a cidade. Ele morreu quando a família tinha uma rede de comércio na Zona Leste. Ives foi sequestrado, assassinado a tiros e seu corpo foi encontrado enterrado na casa de um dos assassinos, um motoboy, preso quando se preparava para receber o resgate. O criminoso foi condenado a mais de 40 anos de prisão com outros dois comparsas, dois policiais militares.

Ota foi à cadeia para encontrar o assassino, conforme relatou na entrevista ao Estadão. Em 2017, durante mandato da mãe do menino, então deputada federal Keiko Ota, o ex-presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.473, que criou o Dia Nacional do Perdão, dia 30 de agosto, para marcar a data do crime.

Fonte: Pleno News

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou de exagero e rebuliço a reação no mercado financeiro ao anúncio, feito por ele na última sexta-feira (19), da saída de Roberto Castello Branco do comando da Petrobras. Em transmissão ao vivo em suas redes sociais nesta quinta-feira (25), Bolsonaro afirmou que “muitos espertalhões ganharam dinheiro” com a volatilidade das ações da estatal na B3.

Ao comentar as perdas de cerca de 20% das ações da petroleira no primeiro pregão desta semana, Bolsonaro avaliou que a cotação teve uma recuperação parcial nos últimos dois dias “porque o pessoal começou a conhecer, também, quem é o general Joaquim Silva e Luna”, atualmente diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional e indicado pelo governo federal para assumir a Petrobras a partir de 20 de março, quando acaba o mandato do atual presidente da empresa.

Para o chefe do Planalto, Silva e Luna teria feito uma “tremenda revolução” em Itaipu.

– Além de sanear a empresa, sobraram recursos para fazer várias obras na região. Daqui a poucas semanas vai ser concluída a extensão da pista do aeroporto de Foz do Iguaçu (PR), onde poderemos pousar aviões de voos internacionais – disse Bolsonaro.

Na live, o presidente também reclamou de críticas recebidas por causa da tramitação, na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, a PEC da Imunidade Parlamentar. O chefe do Executivo repetiu diversas vezes que não tem conhecimento do teor da proposição e que a matéria não tem nada a ver com ele.

– Vamos supor que ela seja aprovada em dois turnos na Câmara e [em] dois turnos no Senado, ela vai para a promulgação. Não vem para a minha mesa. Eu não posso sequer vetar. E o pessoal não gostou de alguns artigos dessa PEC… [e] começa a atirar em mim.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Nesta quinta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro visitou Foz do Iguaçu (PR) e voltou a falar sobre a troca no comando da Petrobras. Em discurso, ele elogiou o general Joaquim Silva e Luna, indicado pelo governo para a presidência da empresa, e disse que uma estatal precisa ter “visão social”.

A troca no comando da empresa ocorreu após a Petrobras decidir por um novo reajuste nos combustíveis. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na última quinta-feira (18), Bolsonaro chegou a criticar o aumento e prometeu mudanças na empresa. Na sexta-feira (19), ele indicou o general Joaquim Silva e Luna para o lugar de Roberto Castello Branco.

Hoje, Bolsonaro falou sobre o trabalho de Silva e Luna no comando da Itaipu Binacional.

– O general Silva e Luna foi, não uma surpresa, mas uma realidade, tendo em vista do passado que nós conhecíamos a respeito. Estando a frente dessa estatal binacional ele realmente a conduziu de forma ímpar combatendo desvios, colocando a no rumo da prosperidade, colaborando com o governador do Estado, o senhor Ratinho Junior, colaborando com mais de 30 prefeituras da região, ou seja, uma estatal seja ela qual for, tem que ter a sua visão de social, não podemos admitir uma estatal, um presidente que não tenha essa visão – explicou.

Bolsonaro também falou “que todos aqueles que dependem do produto da Petrobras vão se surpreender positivamente com seu trabalho quando ele [Silva e Luna] lá assumir”.

Fonte: Pleno News
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |