Blog Santo Antônio
Notícias

A assessoria de comunicação da TV Globo rebateu a informação, nesta quarta-feira (27), de que o apresentador William Globo teria pedido demissão da emissora. Com isso, o jornalista continuará no comando do Jornal Nacional.

Os rumores do pedido de demissão de Bonner ocorreram durante o programa A Tarde É Sua, apresentado por Sônia Abrão. De acordo com o colunista Alessandro Lo-Bianco, o jornalista teria pedido, na semana passada, para sair da Globo.

– A intenção dele é deixar o comando do Jornal Nacional entre dezembro de 2021 e agosto de 2022. Então, já avisou com antecedência – disse Lo-Bianco.

No entanto, à revista Quem, a emissora informou que a informação “não procede”.

 
 
Fonte: Pleno News

Depois de 40 dias, a esposa do jornalista Oswaldo Eustáquio, Sandra Terena, conseguiu encontrar o seu marido. Ela publicou uma foto da reunião em suas redes sociais e disse que foi um período de “tribulação e angústia”.

Eustáquio foi preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O mesmo ministro, no entanto, decidiu converter a prisão preventiva em prisão domiciliar.

Ao comentar o reencontro, Sandra Terena disse que “não é ainda a situação ideal”, mas agradeceu a Deus por cada conquista.

– Depois de 40 dias sem informações, pude finalmente ver meu marido Oswaldo Eustáquio. Foi um período de tribulação e angústia contra um pai, patriota e esposo. Não é ainda a situação ideal, mas agradeço a Deus por cada conquista. O sol da justiça ainda vai brilhar! Deus nunca perdeu o controle – escreveu ela.

 

Fonte: Pleno News

A Polícia Civil de São Paulo, com apoio de agentes do Rio de Janeiro, cumpriu dois mandados de busca e apreensão, nesta quinta-feira (28), contra o cantor Nego do Borel. As buscas são relacionadas ao boletim de ocorrência registrado pela ex-noiva do cantor, Duda Reis, que afirma ter sido vítima de violência e de ameaças feitas por ele.

Um dos mandados da ação desta quinta foi cumprido na casa de Nego no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, onde o cantor estava. O outro foi em um endereço em São Paulo. No último dia 15 de janeiro, policiais já haviam apreendido uma réplica de fuzil, usada para a prática de airsoft, também na casa do artista no Recreio, após denúncias de que ele teria um fuzil.

No dia 14 de janeiro, Duda contou aos policiais da 1ª DDM que as agressões de Nego começaram em fevereiro de 2018, durante o Carnaval. Ela disse que o cantor a ameaçou porque ela foi ao Sambódromo do Rio sem a anuência dele. A partir desse fato, segundo Duda, o cantor iniciou uma rotina de “humilhações e xingamentos” e a agrediu fisicamente na frente de outras pessoas.

Ainda segundo relatos da atriz, em agosto de 2018, durante uma viagem a Portugal, ela teria sido estuprada por Nego nos momentos em que ela estava sob efeito de remédios. Duda contou que, incentivada pelo então namorado, tomava doses maiores que as prescritas de um medicamento controlado.

Policiais fizeram buscas na casa de Nego do Borel no Rio de Janeiro Foto: Reprodução

O cantor, por sua vez, confirmou que traiu Duda e disse estar vivendo “um dos piores dias” de sua vida. Nego do Borel afirmou que não se orgulhava da traição que cometeu, mas alegou que o posicionamento da ex-noiva era um fato que o surpreendia.

– Tenho também o meu lado da história e também vi e descobri muitas coisas que, ao contrário do que vem sendo feito, não gostaria de expor para não comprometer a integridade dela como mulher. Por questão de princípios, é algo que eu não faria com ela, assim como não faria com nenhuma outra mulher, a não ser que seja extremamente necessário – declarou ele.

Fonte: Pleno News

O grupo de deputados que apoia a candidatura do deputado Arthur Lira (PP-AL) e que integra a Mesa Diretora da Câmara atualmente conseguiu “derrotar” o atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) em mais uma disputa relacionada à eleição da Casa, que acontece na próxima segunda-feira (1°): a definição do horário de votação.

Depois de duas tentativas de reunião da Mesa, ficou definido que o horário da escolha do novo chefe da Câmara será às 19h. Também foi estabelecido que os partidos têm até as 12h para a formação de blocos e que os candidatos têm até as 17h para registrarem as candidaturas.

Durante as reuniões realizadas na quarta-feira (27) entre a Mesa Diretora, houve impasse em relação ao horário da votação. Maia defendia que a votação ocorresse por volta das 21h30, por causa da formalização dos blocos. O grupo pró-Lira queria que fosse às 18h. Diante disso, Maia deixou a cargo do 1° vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP), a resolução.

O grupo também se reuniu para tratar da validade das assinaturas dos deputados suspensos do PSL, mas o tema ficou sem definição. Regimentalmente, seriam necessárias duas sessões plenárias para nova análise, mas a Câmara dos Deputados está em recesso. O partido, atualmente, está no bloco de Lira.

Além de Lira e de Baleia Rossi, Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PSL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), General Peternelli (PSL-SP), Luiza Erundina (PSol-SP) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) disputam o comando da Casa.

Fonte: Pleno News

Nesta quarta-feira (27), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, falou que o governo pode realizar mudanças nos ministérios após as eleições na Câmara dos Deputados e no Senado. De acordo com ele, a “reorganização do governo” poderia envolver uma troca no comando do Ministério de Relações Exteriores.

As declarações foram dadas durante uma entrevista à Rádio Bandeirantes. Apesar de falar sobre as possíveis mudanças, o vice-presidente deixou claro que o assunto não foi discutido com ele.

– Não tenho bola de cristal, nem esse assunto foi discutido comigo. Mas, em um futuro próximo, depois da eleição dos novos presidentes das duas Casas do Congresso, poderá ocorrer uma reorganização do governo, para que seja acomodada uma nova composição política que emergir desse processo. Talvez com isso aí alguns ministros sejam trocados, entre eles [n]o próprio Ministério das Relações Exteriores. Prefiro aguardar porque o assunto não foi discutido comigo, e tudo o que eu falar será pura especulação – explicou.

Mourão também foi questionado sobre sua atuação no governo e ressaltou que gostaria de ter mais participação. Ele, no entanto, lembrou que a Constituição do Brasil é “meia vaga do que é responsabilidade do vice-presidente”.

– O papel do vice-presidente é um papel delicado. Nossa Constituição é meia vaga do que é responsabilidade do vice-presidente. A Constituição coloca que a responsabilidade é substituir eventualmente o presidente e ficar em condições de cumprir tarefas especiais, designadas pelo presidente da República. Na minha visão, acho que o presidente poderia me utilizar mais, de modo que a gente pudesse chegar às decisões que fossem mais adequadas às situações que têm sido vividas. Eu sempre estou pronto para auxiliar e tenho procurado fazer isso dentro dos meus limites de atuação, mas é óbvio que eu queria ter uma participação maior – destacou Mourão.

Ele foi a indagado sobre a possibilidade de um impeachment do presidente Jair Bolsonaro e disse acreditar que não nenhuma condição para um processo no “presente momento”.

– No presente momento, não está dada nenhuma das condições para o impeachment do presidente Bolsonaro. Acho que há muito ruído e muita gritaria, fruto de um desconhecimento sobre as vacinas. O mundo inteiro está com problemas para ter acesso a essas vacinas. As empresas que fabricam a vacina são poucas, os insumos vêm principalmente da China e da Índia, e nós vamos ter, ao longo desse semestre, dificuldade para todos, e o assunto termina por respingar aqui. A partir [do momento em] que o processo de vacinação avançar, essa pressão por impeachment vai diminuir – ressaltou ele.

Fonte: Pleno News

No último domingo (24), um morador de Tiros (MG) espancou o suspeito de estuprar a sua enteada de 8 anos. Após o suposto crime sexual, o homem de 42 anos teve o crânio afundado e está internado em estado grave.

A mãe da criança e o padrasto, de 23 anos, bebiam em sua casa junto ao suspeito, de 42. O homem, entretanto, teve a oportunidade de ficar sozinho com a garotinha após o casal deixar temporariamente a sala de estar. Ele teria, então, abusado da vítima e a convidado para ir à sua casa “fazer coisas de adulto na cama”, conforme consta na denúncia feita à PM. A menina, porém, conseguiu fugir e relatou o ocorrido para os pais.

Questionado pelo padrasto, o homem, que estava bêbado, não respondeu as acusações. Foi, então, golpeado com socos e pontapés, até cair desacordado na rua, onde foi encontrado por militares.

O suspeito foi conduzido a um hospital na cidade, mas logo precisou ser transferido para o Hospital Regional, em Patos de Minas, devido à gravidade das lesões. Ele permanece internado sob escolta policial.

A menina também foi levada a uma unidade de saúde, a fim de passar por exames.

PADRASTO FOI PRESO
O padrasto, que confessou a agressão, disse que teve aquela reação sem pensar. Ao pesquisar no sistema seus antecedentes criminais, a polícia descobriu que ele já cumpria pena de prisão domiciliar, a qual estava sendo violada. Ele foi, então, detido na Delegacia de Tiros, onde cumprirá pena por lesão corporal e desrespeito à determinação judicial.

Fonte: Pleno News

Após a divulgação, pelo portal Metrópoles, do que seria uma planilha dos gastos do governo federal com alimentos e bebidas em 2020, o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), quer a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os valores. Ele apresentou o pedido de criação da comissão nesta quarta-feira (27), com o objetivo de saber “se houve gasto desnecessário ou mesmo corrupção”.

A planilha aponta que o governo federal gastou R$ 1,8 bilhão na compra de mantimentos no ano passado, o que representaria um aumento de 20% na comparação com 2019. Além disso, o veículo citou os produtos mais adquiridos. Foram R$ 15,6 milhões gastos em leite condensado.

Ao decidir pedir a CPI, Freixo apontou que é preciso averiguar os detalhes de cada item adquirido pelo governo.

– Especialmente em um ano em que o governo se omitiu quanto a diversos gastos necessários ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, é preciso investigar essas compras e essas prioridades do governo e se houve gasto desnecessário ou mesmo corrupção […] É preciso entender para onde foi cada um desses itens, o porquê da compra acima do preço de mercado, se as licitações foram idôneas, quais são as empresas beneficiadas – declarou Freixo.

Os valores apontados pelo Metrópoles representam os gastos de todos órgãos do Poder Executivo no ano passado, o que inclui ministérios, universidades, Forças Armadas e mais.

Fonte: Pleno News

Na manhã desta quarta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro recebeu no Palácio da Alvorada um grupo de parlamentares do PSL que são alinhados ao governo. A reunião teve como objetivo definir para qual partido eles migrarão. A decisão deve ser tomada em março, para que o presidente dispute a reeleição em 2022.

– [O] Encontro foi político, tratando de eleição de Mesa. Esse pessoal que foi lá [no Alvorada] é o pessoal que está do nosso lado no PSL. Vou [me] reunir com eles novamente para discutir [a] questão partidária, porque não vou eu ir para um partido para, depois, falar para eles: “Olha, fui para tal partido”. Quero participar com eles nessa construção de qual partido nós iremos a partir de março – disse Bolsonaro à imprensa.

Nesta semana, o presidente disse que há muita burocracia e pouco tempo para a criação do seu próprio partido, o Aliança Pelo Brasil, e por isso cogita legendas já existentes.

Jair Bolsonaro deixou o PSL após discórdias com o presidente da sigla, Luciano Bivar (PE). O partido ficou dividido entre alas de apoio ao presidente da República e ao apoio à própria legenda.

A cisão refletiu recentemente no apoio a candidatos à liderança da Câmara dos Deputados. Primeiro, o PSL declarou apoio a Baleia Rossi (MDB), candidato de Rodrigo Maia. Após pressões dos parlamentares aliados a Bolsonaro, o partido migrou para o bloco de Arthur Lira, apoiado pelo Palácio do Planalto.

Fonte: Pleno News

Nesta quarta-feira (27), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, falou sobre a questão da CoronaVac e “pressionou” o Ministério da Saúde pela aquisição de novas doses do imunizante contra a Covid-19. De acordo com ele, o Butantan pode exportar 54 milhões de doses da vacina, caso o governo federal não se manifeste sobre a aquisição.

Covas explicou que o contrato firmado com o ministério prevê 46 milhões de doses da CoronaVac até abril, mas que há a possibilidade de se forçar mais 54 milhões de doses da vacina. O diretor do Butatan, porém, afirmou que o governo ainda não se manifestou.

– A questão da matéria-prima está resolvida com a chegada [dela] na próxima semana. A notícia que temos é que os embarques ocorrerão muito rapidamente. Mas é importante frisar que nosso contrato é de 46 milhões de doses. Não temos ainda o contrato adicional. Estamos aguardando uma manifestação do Ministério da Saúde, mas ainda não tivemos aceno nesse sentido. Isso me preocupa um pouco porque está na hora de decidir – explicou.

Covas ressaltou que, caso o governo não se manifeste sobre o aumento do fornecimento de vacinas, irá produzir a CoronaVac para outros países.

– Se demorar, não vamos conseguir ampliar esse número […] Todos os demais países estão cobrando um cronograma. Precisamos dar as respostas. Se houver uma resposta positiva do Ministério da Saúde, vamos fazer um planejamento para entregar as novas doses. Não havendo manifestação, vamos dirigir a produção para atender outros países – ressaltou.

Dimas Covas também afirmou que irá aguardar uma resposta do Ministério da Saúde até o final da semana e fechar contratos com outros países já na próxima semana.

– Oficiei ao Ministério da Saúde na semana passada e aguardo até o final desta semana. Na semana que vem, vou fechar os contratos com outros países, a começar pela Argentina. Vai ser importante essa manifestação para que lá, na frente, não se possa alegar que não houve oferta – destacou ele.

 

Fonte: Pleno News

A mulher que você vai conhecer hoje se chama Mayra Rosales, de 36 anos. Filha de imigrante mexicano com uma cidadã americana, ela já chegou a ser considerada a mulher mais gorda do mundo. 

Isso quando atingiu incríveis e inimagináveis 470 quilos quilos. Mayra ficou tão desfigurada que chegou a desistir da própria vida por um tempo, até conseguir um motivo forte o suficiente para retomar o controle de sua alimentação e de seu próprio corpo, já que ela mal conseguia se mexer sozinha. Mas, para que você entenda melhor o que aconteceu com ela, que já foi considerada a mulher mais gorda do mundo, precisamos voltar no tempo.

Em 2008, Mayra Rosales não era só a mulher mais gorda do mundo, mas a “assassina de meia tonelada”, como a mídia costumava se referir a ela. Isso porque ela confessou à polícia que tinha matado, acidentalmente, seu sobrinho de 2 anos, Eliseo. 

Segundo ela, ele foi esmagado por seu corpo gigantesco enquanto tentava se virar na cama. Isso foi suficiente para a mulher mais gorda do mundo ter a vida ainda mais complexa. 

Ela já não tinha mais o que fazer para que os olhos do mundo a vissem de uma forma menos grotesca, até que a própria polícia recontou a história da morte do garoto. Conforme a perícia, o garotinho não morreu esmagado, mas espancado. A verdade é que a própria mãe do menino, Jamie Rosal, a irmã da mulher mais gorda do mundo, havia golpeado a cabeça da criança até ela não resistir.

O crime aconteceu na frente de Maysa, que apesar de tudo, sentiu que precisava proteger a irmã da cadeia devido aos outros filhos dela, que ficariam desamparados. Jamie, no final de tudo, acabou confessando sua culpa e pegou 15 anos de prisão. Nesse mesmo dia, a vida de Maysa começou a mudar. 

Ela jurou para a irmã que seu outros filhos seriam muito bem cuidados enquanto ela estivesse na prisão e que nada faltaria a eles. Mas, isso foi um desafio: para sair de casa ela precisou ser erguida por equipamentos de construção civil, a parede de sua casa foi arrombada e ela foi transportada em um caminhão de reboque. 

Apesar do constrangimento, a mulher mais gorda do mundo levou a promessa tão a sério que perdeu 50 quilos nos 10 primeiros dias de seu tratamento.

Daí para frente, a mulher mais gorda do mundo precisou se dedicar para eliminar mais 150 quilos antes de passar por uma cirurgia bariátrica. 

Em um ano, Maysa perdeu uma quantidade espantosa de peso, chegando aos 92 quilos. Hoje em dia, depois de 11 cirurgias, plásticas, uma alimentação especial, lipoaspirações, fisioterapia e uma série de outros procedimentos, ela já eliminou 395 quilos. Aos 75 quilos, no entanto, ela não pensa em parar. 

A mulher mais gorda do mundo no passado ainda quer chegar ao seu peso ideal: 62 quilos. Ela mantem até uma página no Facebook para contar sua história ao mundo e mostrar para as pessoas que é possível mudar a vida, mesmo que pareça que já é tarde demais. Veja as fotos:

Antes:
 


Depois:

 



Fonte/Fotos: R7.
Fonte: R7

A pandemia a covid-19 segue matando milhares de pessoas todos os dias no mundo todo, apesar da vacina estar sendo aplicada em vários países, ainda há muitos casos sendo confirmados todos os dias. Há alguns meses atrás, a influenciadora digital Ygona Moura, causou muito nas redes sociais ao debochar da pandemia.

Em diversos vídeos, ela aparecia dizendo que iria sim aglomerar e postava fotos em vídeos em shows lotados de pessoas.

Há duas semanas ela foi diagnosticada com a o vírus, após senti dores no corpo e falta de ar. Ela estava internada e na noite desta quarta-feira, 27 de janeiro, veio a confirmação que ela havia morrido, vítimas da covid-19.

Pessoal, perdemos a Ygona“, dizia post no Instagram, que estava sendo utilizado pela família da influencer para dar informações a fãs sobre o estado de saúde dela.

Nas redes sociais, os fãs de Ygona Moura, lamentaram a perda tão precoce, deixaram milhares de mensagens de apoio a família e amigos dela. Ygona era conhecida por vários memes, e por seus vídeos engraçados nas redes sociais que acabam viralizando e deixando ela famosa no Brasil inteiro.

No Instagram, Ygona tinha mais de 180 mil seguidores e esses números crescia todos os dias, por causa dos conteúdos que ela publicava.

Fonte: Quem

– Como prometeu o presidente Julio Casares, em entrevista coletiva, vamos implantar um projeto profissional no departamento de futebol. Acabamos por contratar a terceira peça do tripé. Já havíamos acertado com o Marcos Biasotto, como executivo do futebol da base, e com Muricy Ramalho, como coordenador técnico de todo o futebol. Hoje (quarta-feira), fechamos com o Rui Costa, o executivo de futebol que assumirá o cargo apenas ao final do Campeonato Brasileiro – disse Belmonte.

São Paulo e Rui Costa acertaram por três anos, até o fim da gestão de Julio Casares. É o mesmo período do acordo com o coordenador técnico Muricy Ramalho e do executivo da base Marcos Biasotto.

O acerto com Rui Costa ocorreu após conversas com Julio Casares e o dirigente do futebol Carlos Belmonte Sobrinho. O último trabalho dele foi no Atlético-MG. Ele estava desde 2020 entre os nomes cotados para o cargo de executivo de futebol.

 

Fonte: GE

Motoristas fazem fila em mega campanha de vacinação contra a Covid-19 no estacionamento do estádio de baseball do Los Angeles Dodgers em Los Angeles, na Califórnia, na quarta-feira (27) — Foto: Damian Dovarganes/AP
Motoristas fazem fila em mega campanha de vacinação contra a Covid-19 no estacionamento do estádio de baseball do Los Angeles Dodgers em Los Angeles, na Califórnia, na quarta-feira (27) — Foto: Damian Dovarganes/AP

Mais de 80 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo, aponta levantamento desta terça-feira (26) do projeto “Our World in Data”, ligado à Universidade de Oxford.

Quanto tempo depois de tomar a vacina estaremos imunizados?
Vacinação contra a Covid-19 no Brasil: veja perguntas e respostas
Os Estados Unidos lideram a corrida pela vacinação (23,57 milhões de doses aplicadas até o momento), mas a China divulgou novos dados após sete dias e se aproximou da liderança (22,77 milhões).

Completam o top 5: Reino Unido (7,64 milhões), Israel (4,25 milhões) e Emirados Árabes Unidos (2,76 milhões).

Doses de vacinas contra Covid aplicadas
Nº de doses (em millhões)
80,2980,29
23,5423,54
22,7722,77
7,647,64
4,254,25
2,762,76
2,032,03
1,991,99
1,581,58
1,521,52
1,361,36
Mundo
EUA
China
Reino Unido
Israel
Emirados Árabes
Índia
Alemanha
Itália
Turquia
Espanha
0
10
20
30
40
50
60
70
80
90
Fonte: Our World in Data
O Brasil subiu para a 12ª posição (1,13 milhão), atrás da França (1,14 milhão) e à frente de Rússia (1 milhão).

O número de vacinados no Brasil contabilizados pelo “Our World in Data” (1,13 milhão) é diferente do levantamento do consórcio de veículos de imprensa (1,24 milhão).

O consórcio coleta informações diariamente com Secretarias de Saúde estaduais e do Distrito Federal, enquanto o “Our World in Data” usa dados de uma plataforma colaborativa.

O “Our World in Data” é um projeto colaborativo de pesquisadores da Universidade de Oxford e da ONG Global Change Data Lab que acompanha dados públicos sobre a pandemia e outros assuntos de repercussão mundial.

Ranking proporcional
Já Israel lidera os rankings proporcionais à população. Quase um terço da população já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19 e um sexto já foi completamente imunizada, segundo o “Our World in Data”.

Os países com mais pessoas que receberam ao menos uma dose são: Israel (32,4%), Emirados Árabes Unidos (25,42%), Reino Unido (10,55%), EUA (6,01%) e Dinamarca (3,17%).

O Brasil aparece em 13º neste levantamento (0,53%), atrás da Argentina (0,6%) e à frente do México (0,48%).

Países com mais habitantes vacinados
População que recebeu ao menos uma dose (em %)
32,432,4
25,4225,42
10,5510,55
6,016,01
3,173,17
3,143,14
2,532,53
2,162,16
22
1,811,81
Israel
Emirados Árabes
Reino Unido
EUA
Dinamarca
Islândia
Espanha
Itália
Alemanha
Turquia
0
5
10
15
20
25
30
35
Israel
Países 32,4
Fonte: Our World in Data
Os países que têm mais habitantes completamente imunizados são: Israel (16,74%), Emirados Árabes Unidos (2,53%), Islândia (1,41%), EUA (1,05%) e Reino Unido (0,7%).

Imunização completa
Quase sete milhões de pessoas já receberam as duas doses necessárias para a imunização recomendada pelas farmacêuticas.

Os países que têm mais pessoas completamente imunizadas são: EUA (3,48 milhões), Israel (1,45 milhão), Reino Unido (474 mil), Alemanha (318 mil) e Emirados Árabes Unidos (250 mil).

O intervalo entre a primeira e a segunda doses depende da vacinas contra a Covid-19 que é aplicada:

Pfizer/BioNTech: recomendam 21 dias entre uma aplicação e outra e dizem que a eficácia é de 95%;
Oxford/AstraZeneca: eficácia de 70% já na primeira dose, após 21 dias, e a proteção sobe para 80% quando a segunda é aplicada 12 semanas depois;
CoronaVac: testes no Brasil usaram intervalo de 14 dias entre as doses e apontaram uma eficácia de 50,38%; recentemente, a Sinovac afirmou que a vacina é mais eficaz com um tempo maior entre as aplicações

Fonte: G1

Em nota, o Ministério da Saúde informou que recebeu do Condisi-YY a comunicação das mortes e que “está verificando junto ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami a veracidade das informações. O Dsei encaminhou uma equipe aos locais para averiguar a situação, mas ressalta que, até o momento, os óbitos não foram confirmados para Covid-19.” (Leia a nota na íntegra abaixo)

O relato, segundo o presidente do Condisi-YY, é de que foram registradas quatro mortes na comunidade Waphuta, duas delas no último dia 25, e outras cinco em Kataroa, região do Surucucu, em Alto Alegre, Norte de Roraima.

Os postos de saúde da região estão fechados há cerca de dois meses, ainda de acordo com o presidente. No mesmo ofício em que ele solicitou providências à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e ao Dsei-Y sobre as mortes, Hekurari também cobrou, com urgência, o envio de profissionais de saúde para a região.

 

A Terra Indígena Yanomami é a maior do Brasil e também a mais vulnerável à Covid-19 na Amazônia. Em três meses, o vírus avançou 250% nas comunidades, segundo relatório produzido por uma rede de pesquisadores e líderes Yanomami e Ye’kwana. As crianças, segundo Herkurari, tinham entre um e cinco anos e não há como precisar a data exata de todas as mortes. Ele diz, contudo, que todas ocorreram no mês de janeiro.

Fonte: G1 RR

Fonte: Grupo Santo Antonio

Queda do portal da transparência e polêmica criada em torno de gastos com leite condensado e outros itens alimentícios do governo foi tema de debate no ‘3 em 1’

O Portal da Transparência do Governo Federal ficou inacessível entre a madrugada dessa terça-feira, 26, e a manhã desta quarta-feira, 27, após gastos de R$ 1,8 bilhão com alimentos virarem centro do debate público e motivarem pedidos de investigações por parte de parlamentares brasileiros. Segundo a Controladoria Geral da União, a queda no site foi causada pelo número de acessos simultâneos no portal da transparência. Mesmo com o ocorrido, o endereço digital do governo e a plataforma online dos ministérios continuou a funcionar normalmente. A polêmica em torno das compras do governo federal foi tema de debate entre os comentaristas do programa “3 em 1”, da Jovem Pan, nesta quarta-feira, 27.

Fonte: Jovem Pan

Polícia localizou maconha, cocaína e pasta-base da droga na carroceria do veículo que ele dirigia. Suspeito disse que saiu de Brasília e tinha o Piauí como destino da viagem.

Um homem de 31 anos foi preso na tarde desta terça-feira (26) após ser flagrado com mais de 30 kg de drogas escondidos na carroceria de uma caminhonete, na BR-242, trecho da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma equipe fazia uma operação no km 801 da rodovia e deu ordem de parada ao veículo. Durante a abordagem, o motorista aparentou nervosismo e informações confusas sobre a viagem.

Aos policiais, ele disse que saiu de Brasília e seguiria viagem para Parnaíba, no litoral do Piauí, onde iria montar um negócio. No compartimento de carga do veículo estava também um freezer que, segundo a PRF, o suspeito disse que seria para comercializar sorvetes.

Os policiais desconfiaram das respostas do suspeito e decidiram revistar o veículo. Na ocasião, os agentes encontraram 25,4 kg de maconha, 5,4 kg de cocaína e mais 4 kg da pasta base da droga. Os agentes consultaram o sistema da PRF e viram que o carro, que tinha placa de Belo Horizonte, pertencia a uma locadora e deveria ser devolvido a cerca de uma semana.

O homem foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência, e irá responder pelo crime de tráfico de drogas, podendo pegar pena de 5 a 15 anos de reclusão.

Fonte: G1 Notícias

A secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento Básico juntamente com a Polícia Militar de Morro do Chapéu cumpriu nesta quarta-feira (27) uma fiscalização de denúncia de maus tratos e busca em uma casa localizado no bairro Caixa d’água.

Os denunciados evadiram-se do local mas foram localizados na residência animais silvestres (Mico e Papagaio).
Os fiscais de meio ambiente da SEMARH e o Assistente de fiscalização e licenciamento, apuram o caso e encontraram na residência dos denunciados duas gaiolas contendo um mico e um periquito.
Após análise da saúde dos animais pelos biólogos e veterinários da Enel, os animais foram devolvidos à natureza com segurança onde estarão com demais da sua espécie e com alimento adequado.
Segundo a secretaria, a fiscalização está sob sigilo, para não interferir no trabalho dos fiscais em andamento.
Fonte: Leo Ricardo Notícias

Cumprindo a programação de vacinação contra a Covid-19 dos servidores e profissionais de saúde da linha de frente de combate ao novo Coronavírus, a Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio da Coordenação do Programa de Imunização (COPIM), realizou na tarde de terça-feira, 26, a aplicação da primeira dose imunizante em 34 servidores da equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária e equipe de monitoramento dos casos da doença.

Convocados desde o mês de março de 2020, após constatação de transmissão comunitária no município, a equipe de fiscalização trabalha 24 horas para cumprir os decretos municipais que visam monitorar e combater a propagação do vírus. Fiscalizações diárias em bares, restaurantes, feiras livres e estabelecimentos que desobedecem às medidas protetivas, ainda são atividades rotineiras dos servidores.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Aires, destacou a importância do trabalho da VISA e demonstrou gratidão ao trabalho da equipe.

“Nossas atividades são intensivas desde o início da pandemia, com operações, fiscalizações e atividades que ajudaram e continuam contribuindo no controle da propagação do vírus. Sabemos que não foi fácil para nenhum setor, mas eram necessárias medidas urgentes que protegessem a população, e agora com a vacinação, ainda continuamos fazendo nossos plantões 24 horas. Estou feliz com a imunização de nossa equipe, porque continuamos firmes na linha de frente, mas agora nos sentimos mais protegidos”, disse Canuto.

Os servidores da Vigilância Epidemiológica, responsáveis pelas notificações e monitoramento dos pacientes em isolamento, receberam a vacinação no dia 22. E nesta tarde de quarta-feira, 27, os profissionais de saúde do Hospital da Mulher (Maternidade Municipal) receberam as equipes da COPIM, que imunizaram 55 servidores, dentre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“ A equipe de imunização continua indo nas unidades de saúde que trabalham na linha de frente no enfrentamento à Covid-19. Até o momento recebemos dois lotes de doses, e já conseguimos vacinar com a primeira dose 1.787 profissionais de saúde e 100% dos idosos que residem em instituição permanente, cumprindo as determinações do Ministério da Saúde para os grupos prioritários nessa primeira fase da vacinação”, finalizou o secretário de saúde, Mechisedec Neves.

Fonte: BlogBraga

Para facilitar o trabalho dos agentes que realizam a limpeza da sarjeta e do meio fio, pedimos que os moradores da Avenida JK, que estacionam às margens da via, façam a retirada desses veículos hoje (27), entre às 20h e às 4h da manhã. No trecho entre a UPA e a Praça dos Três Poderes.

Com o objetivo de manter a cidade limpa, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Infraestrutura, tem realizado diversas ações no município.

Os trabalhos acontecem também à noite e continuam durante a madrugada.

 

Fonte: ASCOM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |