Blog Santo Antônio
Notícias











No último sábado (28), a Policlínica recebeu pacientes, secretários municipais, servidores públicos e vereadores para acompanhar o balanço de atendimentos da saúde apresentados pelo prefeito Oziel Oliveira. "Quando assumimos a gestão, a nossa prioridade era reestruturar a rede municipal de saúde para garantir um atendimento digno, humanizado, com ações de promoção, prevenção e assistência", explicou o gestor.

Os números mostrados ratificam que o trabalho realizado está obtendo excelentes resultados. Desde o início do ano, 796 pacientes foram atendidos pelo Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), acolhidos pela casa de apoio em Salvador e fornecidas 1.334 passagens para tratamento médico em outras cidades. Outra ação importante foi o mutirão de cirurgias, que atendeu 90 pacientes, sendo oferecida gratuitamente a equipe médica e toda a estrutura necessária para o procedimento cirúrgico, além do acompanhamento do paciente após a execução. Quem precisava se submeter à cirurgia de catarata também recebeu atendimento: a Secretaria de Saúde enviou 40 pacientes para o mutirão na cidade de Barra, custeando as despesas com hospedagem e transporte. Ademais, o Sistema Vida, realizado em parceria com o Governo do Estado, viabilizou 86 procedimentos de cintilografias, cateterismo e litotripsia.

Dona Rosalina Ferreira foi uma das beneficiadas. Ela saiu da fila da cirurgia para viver uma nova fase de vida em Luís Eduardo Magalhães. "Hoje não sinto mais dor e estou pronta para trabalhar. Tudo isso graças à prefeitura do nosso município", celebrou.

Seu Antônio Sobrinho fez questão de participar do encontro e demonstrou toda a satisfação em ter resolvido o problema de saúde que o incomodava há anos. "Só tenho a agradecer todo o apoio que recebi da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães", ressaltou.

Ao final do evento, o prefeito Oziel Oliveira comemorou os avanços e falou sobre o intenso trabalho que vem sendo feito junto ao Governo da Bahia para a construção do Hospital Municipal. “Estamos avançando e acredito que em pouco tempo começaremos a concretizar o sonho desta obra tão esperada pela nossa população", concluiu.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM











O fim de semana foi especial para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias lotados na Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães. Reunidos no último sábado (28), no Centro Cultural, os 107 profissionais lembraram a passagem do Dia Nacional dedicado a eles, ocorrido no dia 4 de outubro.

"O trabalho realizado por esses profissionais é de extrema importância para o fortalecimento da rede de saúde do município", comentou o prefeito Oziel Oliveira. E ele tem razão. Uma das atribuições do agente comunitário de saúde é diagnosticar, por meio das visitas domiciliares, possíveis problemas que comprometam o bem-estar individual e coletivo. Entre as tarefas do agente de combate às endemias, está o desenvolvimento de ações referentes ao controle de doenças, orientando a população sobre sintomas, riscos e medidas preventivas.

Para melhorar ainda mais as condições laborais dos agentes, na ocasião, o prefeito Oziel Oliveira fez a entrega de 107 bicicletas, 107 kits de trabalho e 321 uniformes. “Esses equipamentos darão maior segurança e agilidade aos nossos servidores, resultando na melhoria dos serviços prestados à comunidade", disse o gestor. Em seguida, as agentes comunitárias de saúde Maria Araújo de Oliveira Carvalho e Leila Maria Lemos Brotas, bem como a agente de combate às endemias Telma Souza Pontes Gama foram homenageadas pela trajetória de ética, dedicação e comprometimento. O evento foi encerrado com um café da manhã ao som da cantora Karol Oliveira.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

A Embasa está intensificando no final de outubro as ações para suspender o fornecimento daqueles imóveis com débito em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Com as equipes em campo, a empresa recomenda que os usuários com débito providenciem o pagamento das contas em aberto para evitar os transtornos com a suspensão do serviço.

Somente o titular da conta poderá solicitar a religação do fornecimento de água por meio da apresentação dos comprovantes de pagamento na loja de atendimento da Embasa. A iniciativa visa alertar a população e evitar as ações de suspensão de fornecimento por falta de pagamento superior a 30 dias. Para informações das contas de água/esgoto ou renegociação dos débitos, a população pode entrar em contato por meio do 0800 0555 195, site www.embasa.ba.gov.br ou loja de atendimento.

Fonte: Ascom Embasa

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Paróquia Santa Rita

Fonte: Publicidade


A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) está disponibilizando o cadastramento de imóveis rurais, com até quatro módulos fiscais, para os agricultores familiares dos municípios de Correntina e Barreiras, ambos do Oeste da Bahia.

Através do Programa Cerrado, foram disponibilizados 2 mil Cadastros Estaduais Florestais de Imóveis Rurais (Cefir) para pequenas propriedades da cidade de Correntina, e mais 2 mil para o município de Barreiras. O cadastramento segue até o dia 05 de dezembro e está sendo realizado pelos técnicos da empresa Meyer Engenharia e Consultoria Ambiental, nos sindicatos dos trabalhadores rurais dos municípios.

O Cefir corresponde, no Estado da Bahia, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), no âmbito federal, criado pelo Código Florestal Brasileiro. O seu principal objetivo é a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do estado.

Com o cadastro, o proprietário fica livre de penalidades decorrentes de possíveis irregularidades declaradas, tais como falta de licença para atividades passíveis de licenciamento, supressão de vegetação ou utilização de recursos hídricos sem autorização, desde que os compromissos assumidos sejam cumpridos. A partir de dezembro de 2017, a lei condicionará a inscrição no CAR para a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras.

Fonte: ASCOM Secretaria do Meio Ambiente - SEMA
27
Out / 2017

Motivacional!

Fonte: YouTube

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM


Encontro com o Clero da Região Pastoral do Oeste, aconteceu no Centro de Eventos Santo Antonio e teve a participação dos Bispos, Dom Luis Cappio, da Diocese de Barra, Dom João Cardoso, da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom Josafá Menezes, da Diocese de Barreiras e Dom Edson Oriolo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, além da participação de 45 Padres da Região Pastoral do Oeste que compõem a região Nordeste 3 (NE3) região formada pelas Dioceses dos Estados da Bahia e de Sergipe.

 

Fonte: Centro de Eventos Santo Antonio

Grande Missa, realizada na noite de ontem, 25, às 19h30, na Matriz Nossa Senhora Aparecida em Luís Eduardo Magalhães, reuniu o Clero da Região Pastoral do Oeste, com a participação dos Bispos, Dom Luis Cappio, da Diocese de Barra, Dom João Cardoso, da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom Josafá Menezes, da Diocese de Barreiras e Dom Edson Oriolo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, além da participação de 45 Padres da Região Pastoral do Oeste que compõem a região Nordeste 3 (NE3) região formada pelas Dioceses dos Estados da Bahia e de Sergipe.

Na celebração, presidida por Dom João Cardoso (Diocese de Bom Jesus da Lapa), o Evangelho de “Lucas 12, 39-49, Vós também ficai atentos” convida-nos a viver sob o regime da graça, e assumir as atitudes de serviço, que nos fazem merecedores da confiança do senhor, afirmando que a vida nova em Cristo Jesus é a graça, mas também é exigência.

Na homilia Dom João fala, que a Vigilância é introduzido por São Lucas na parábola, como a chegada inesperada do ladrão e do comportamento do servo que aguarda a chegada do senhor. “Devemos ser constantes vigilantes de nossas casas, de nossas vidas, Jesus nos mostra que nós cristão devemos viver constantemente na presença do Senhor, pois não sabemos o dia e a hora, que seremos chamados de fato para prestarmos conta de nossas vidas, e de nossa própria missão diante de Deus, assim devemos viver com compromisso, nas missões que Deus nos confiou, as missões que ele confiou a cada um de nós, esperando continuamente a chegada imprevisível do Senhor que serve, a comunidade cristã permanece atenta, concretizando a busca do Reino através da prontidão, vigilância e serviço”, falou.

A missa celebrada com a participação do Clero regional levou a Matriz centenas de fiéis católicos, atentos, e felizes em participar de uma celebração inédita para nossa cidade.

A Grande Missa fez parte do 6º Encontro de Estudo e Lazer da Região Pastoral do Oeste, realizado em Luís Eduardo Magalhães de 23 a 26 de outubro, que reúne padres e bispos das Dioceses de Barra, Barreiras e Bom Jesus da Lapa, e conta com a assessoria de Dom Edson Oriolo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG).

Fonte: Paróquia Santa Rita

Mais de mil mulheres estiveram reunidas entre os dias 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expocenter em São Paulo para falar de gestão, liderança e outros temas relacionados ao agronegócio. A 2ª Edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio teve inscrições esgotadas este ano, e pelo segundo ano consecutivo contou com a presença de mulheres do oeste da Bahia, sendo a maioria com incentivo da Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms).

O evento que valoriza a liderança e empreendedorismo feminino, reúne em um único espaço agricultoras, pecuaristas, profissionais da indústria, executivas de corporações do setor, sucessoras, produtoras integradas e cooperadas e toda a cadeia do agronegócio. Ao total, foram 15 workshops práticos e painéis de debates conduzidos por acadêmicos e renomados profissionais do agronegócio, com temas que vão desde liderança integrada e empreendedora, criatividade e cooperação, agricultura digital, tecnologia e genética, sucessão, crédito rural, até cases de sucesso.

Para a advogada, Luciana Kappes, foi uma experiência inspiradora. “Ouvir de tantas mulheres suas histórias de superação, cada qual com sua experiência de vida, nos inspira para fortalecer a atuação da mulher no Agro”, ressaltou Luciana, assessora jurídica na Cooperfarms e integrante do Núcleo de Mulheres do Agro - Oeste da Bahia. Esta foi a primeira vez que ela integrou o grupo de cooperadas, esposas e filhas de cooperados da Cooperfarms presente no evento. Ao total, 15 mulheres ligadas aos negócios da Cooperativa representaram a região em São Paulo.

Núcleo Regional - Desde o primeiro contato do grupo com o movimento, em 2016, a ideia constituía-se na implantação de um núcleo regional de mulheres do agronegócio na região. A iniciativa ganhou força em março deste ano, quando a Cooperfarms promoveu em Luís Eduardo Magalhães, a primeira edição do Encontro de Mulheres Cooperfarms.

Apesar dessas vertentes, o Núcleo Mulheres do Agro - Oeste da Bahia é independente e homogêneo, com a participação de mulheres de diversas organizações do setor produtivo da região, tendo como objetivo a busca de conhecimento para a formação pessoal e profissional, com o escopo de fortalecer a atuação do grupo na atividade, bem como uma agenda que contemple ações regionais integradas, que vão desde as áreas de educação, social até ambiental em comunidades do entorno das propriedades. “Acreditamos que o segredo para a superação das dificuldades enfrentadas pelas mulheres na atuação diária na atividade é agregar conhecimento e compartilhar experiências”, enfatizou Luciana.

Fonte: Cooperfarms

Desde da última quarta-feira, 19, a 85ª CIPM vem realizando a intensificação do policiamento no Bairro Vista alegre. A intensificação tem sido feita em horários estratégicos, com rádio patrulhamento e abordagens, aumentando assim a ação de presença e sensação de segurança no local.

Fonte: 85ª CIPM

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães divulgou o resultado do Mutirão em comemoração ao Outubro Rosa, realizado no último sábado, (21), na Policlínica Municipal. A iniciativa fez parte das atividades do movimento internacional que ratifica a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este tipo de câncer é o segundo mais frequente no mundo e no Brasil, e o número de casos é considerado alto, porque é comum o diagnóstico ser feito quando a doença já está em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e a cura.

“Esse trabalho preventivo é muito importante não apenas no mutirão, mas de forma permanente em nossas unidades de saúde. Temos uma equipe preparada para atender a demanda durante todo o ano”, explicou o prefeito Oziel Oliveira.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, foram realizadas 80 coletas de exame preventivo, agendamento de 40 pacientes para análises mais detalhadas e houve também 216 avaliações médicas, exames físicos e encaminhamentos.

“O resultado foi bastante positivo e temos a certeza de que todas que passaram por aqui ficaram satisfeitas com a nossa iniciativa. Cuidar da saúde da mulher é prioridade no nosso governo e as nossas ações contínuas comprovam essa realidade”, salientou o prefeito.

As mulheres que não fizeram os exames preventivos no Mutirão do Outubro Rosa e desejam realizar o procedimento, devem se dirigir aos postos de saúde para avaliação com médicos e enfermeiros. De acordo com os especialistas, quando detectado em fase inicial, o câncer de mama alcança até 95 % de cura.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Os estudantes da Escola Municipal Pedro Alvino da Rocha, de São Desidério, visitaram nesta terça-feira (24) as instalações da estação de tratamento de água. Eles puderam conhecer se aprofundar nos processos de tratamento e as análises de água realizadas para atender os parâmetros de qualidade de água determinados pela portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde. A visita técnica integra o projeto pedagógico da escola com o tema “Tratamento de Água e Saúde”, enfatizando a importância da água tratada evitar a proliferação de doenças. 

Na última quinta-feira (19) foi a vez dos acadêmicos de Biomedicina da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) que foram apresentados às etapas físicas e químicas de tratamento de uma estação de tratamento de água convencional (coagulação, floculação, decantação, filtração, adição de cloro e flúor). Para o professor Enock Lima, da FASB, a visita técnica foi importante para a formação profissional dos acadêmicos que estão cursando a disciplina de Análise Físico-Químico. “O foco principal é que eles conheçam como funciona a estação e os processos de análises físico-químicas, além da importância desse tratamento para a saúde para o consumidor”.

Ao conduzir as visita técnicas, a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, reforçou todo o trabalho desenvolvido na empresa, da captação até a distribuição da água para os imóveis, para entregar água de qualidade e dentro dos parâmetros para a população. “É importante que os estudantes possam entender quais os processos envolvidos para manter a qualidade da água. Este mesmo cuidado os moradores devem ter dentro do imóvel, principalmente na limpeza dos reservatórios, que devem ser limpos a cada seis meses”, afirma.

Luís Eduardo Magalhães - Também na quinta-feira (19), a área social da Embasa ministrou uma palestra para os estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Escola Monteiro Lobato de Luís Eduardo Magalhães. Além de mostrar como funciona o sistema de abastecimento da cidade, eles foram sensibilizados sobre o consumo racional e como a água chega até as torneiras. Na oportunidade, foram distribuídas cartilhas educativas e brindes que focam em dicas para evitar o desperdício de água dentro do imóvel e sobre o uso e limpeza dos reservatórios dos imóveis.

Fonte: Ascom Embasa







A Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães realizou uma Sessão Solene para lembrar o Outubro Rosa. O mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama começou nos Estados Unidos e hoje tem proporções mundiais.

Presente na ocasião, o vice-prefeito do município, Vanir Kolln, ressaltou: "Esta casa tem sido muito importante no apoio prestado às ações do governo de Luís Eduardo Magalhães. Quero parabenizar a todos pela iniciativa".

Já o Secretário de Saúde, apresentou os números do Mutirão do Outubro Rosa, realizado no último sábado (21), na Policlínica. "Foram mais de 300 atendimentos e encaminhamentos para procedimentos mais detalhados. Também solicitamos exames complementares para mais de 40 pacientes", explicou Felipe Melhem. O titular da pasta disse ainda que o trabalho preventivo continuará para garantir a saúde das mulheres da cidade. "De janeiro para cá, já foram feitas mais de 1000 mamografias e faremos o necessário para atender toda a demanda", concluiu.

A sessão reuniu também mulheres que, graças ao diagnóstico precoce, venceram a doença e pacientes que se encontram em tratamento contra o câncer de mama.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, informa que as doses da vacina antirrábica ainda estão disponíveis para administração em cães e gatos.

Quem ainda não imunizou o seu animal, deve se dirigir ao Núcleo de Endemias, localizado na Rua Dorival Caymmi, nº 631, Bairro Mimoso I, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Igreja Santa Rita de Cássia
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |