Blog Santo Antônio
Notícias

7d4fcb51-a483-4f4f-b1ae-ac55c5a603ca

0cf94d09-d542-45cd-86d5-04f85d6a672e

2e03414b-5521-4b68-8e94-88ca47b50a97

e02995ce-c448-4bec-bb2e-7a53660db4be

d3c29e40-b103-415d-9b67-a36cb7b0bca9

a988545f-9d86-47ff-8ddb-503be042ed8e

Na tarde de hoje, sexta-feira, 26, uma árvore de grande porte, caiu na Av. Ayhlon Macedo, próximo a rotatória do Posto Sabá, na altura do bairro de Barreirinhas, em Barreiras.

No momento, chovia bastante, a árvore caiu em cima de um carro, mas não houve vítima, apenas danos materiais.

A COOTRANS e GCM estiveram no local e uma equipe da infraestrutura do município foi acionado para a retirada da árvore que obstruiu o tráfego na avenida.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares



Enfrentando os desafios impostos pelas intensas chuvas na Região Oeste, o 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) e o Comando Regional de Bombeiros Militar da Região Oeste (CRBMO) lançam uma campanha de arrecadação de doações para auxiliar as vítimas, enquanto os bombeiros já se mobilizam no atendimento às pessoas que necessitam de socorro.

Além de coletar alimentos não perecíveis, água potável, materiais de higiene pessoal, roupas e agasalhos, a corporação está na linha de frente, oferecendo assistência imediata às comunidades afetadas. Os bombeiros já estão presentes, prestando socorro e apoio às pessoas que enfrentam dificuldades em decorrência das fortes chuvas.

"A nossa missão vai além da arrecadação de doações. Estamos nas ruas, atendendo emergências, resgatando e apoiando aqueles que necessitam de auxílio imediato. A campanha é uma extensão do nosso compromisso constante com a comunidade", destaca o tenente-coronel Cedraz, Comandante do 17º BBM.




As doações podem ser entregues nos quartéis do Corpo de Bombeiros em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A colaboração da comunidade é essencial para ampliar o alcance da campanha e garantir recursos necessários para atender às demandas emergenciais.

Neste momento desafiador, a solidariedade é a peça-chave para a recuperação e reconstrução das comunidades afetadas. O 17º Batalhão de Bombeiros Militar agradece antecipadamente a todos que participarem dessa nobre causa, demonstrando que juntos somos mais fortes na superação de adversidades.

Fonte: 17° BBM



Na manhã desta sexta-feira, 26, uma guarnição da 85ª CIPM prendeu em flagrante um homem de 33 anos e uma mulher de 41 anos por tráfico de drogas. A prisão se deu quando a guarnição policial realizava rondas em uma rua do bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, e foi informada que em uma oficina acontecia grande motivação de pessoas e que ali havia a prática do crime de tráfico de drogas.

Após buscas foram encontrados 305 gramas de cocaína, balança de precisão, embalagens para acondicionamento de droga, celulares e um cadastro com anotações do tráfico. Os envolvidos e todo material foram apresentados na delegacia de polícia onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Fonte: ASCOM/85ª CIPM

Com foco na garantia de um ensino de qualidade com conforto e segurança, tanto na sede como na zona rural, a Prefeitura de Barreiras avança com a construção de novas e modernas escolas, a exemplo da comunidade Barrocão de Baixo onde o município está construindo uma nova unidade escolar que contempla salas de aula, quadra poliesportiva, biblioteca, anfiteatro, brinquedoteca e sala de informática, além das áreas destinadas à administração.

Mais de 65% da obra já foi concluída. A escola receberá uma média de 500 estudantes da localidade e comunidades adjacentes, nos turnos da manhã e tarde, em atendimento aos critérios básicos para o funcionamento das atividades de ensino e aprendizagem, seguindo as recomendações técnicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A comunidade do Retiro, localizado no Val do Teiú, região do Rio de Janeiro, bem como a localidade de Rio de Pedras, também estão recebendo investimentos da educação pública municipal com estruturas que contempla 12 salas de aula, auditório, laboratório de ciências, sala de grêmio estudantil, de informática, biblioteca, refeitório, área administrativa e quadra poliesportiva coberta. Já na sede, outras três unidades escolares estão sendo construídas simultaneamente nos bairros Jardim Vitória, Novo Horizonte e Vila Dulce, com previsão de entrega para esse primeiro semestre de 2024.

Fonte: DIRCOM/PMB

Como forma de garantir segurança e conforto dos foliões, moradores e da população em geral, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito adotará, durante os dias do Barreiras Folia, de 9 a 13 de fevereiro, mudanças estratégicas no trânsito, principalmente nas vias que integram o perímetro da festa, no Centro Histórico da cidade. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial do Município edição 4087 da última quarta-feira (24), no endereço www.barreiras.ba.gov.br

Dentre as medidas adotadas estão o fechamento de 11 ruas e três praças a partir das 16h do dia 09 até as 7h do dia 14. As ruas que terão seus acessos fechados são: José de Alencar, 15 de Novembro (Casa Nunes); Colino Mármore; Coronel Magno (próximo ao ABCD); Presidente Vargas (ao lado do almoxarifado e ao lado do Bar Milorde); Abílio Farias (cruzamento com a Av. José Bonifácio); Marechal Deodoro (próximo a Sacola Cheia e Centro Cultural); Camaçari (almoxarifado); Nova Olinda (em frente ao Restaurante Cais e Porto); Beco do Dragão (início da Av. José Bonifácio) e Rua Alferes Tiradentes. As praças Landulfo Alves, Duque de Caxias e 24 Horas também serão fechadas para o trânsito.

Nos dias 10 a 13 o circuito será aberto para circulação de veículos de pequeno porte das 7h às 15h nas ruas Coronel Magno, Marechal Deodoro, Abílio Farias e Av. Presidente Vargas. Excepcionalmente no domingo (10), a ponte Ciro Pedrosa será fechada para circulação de veículos das 12h às 21h. E já a partir do dia 2 de fevereiro será proibida a circulação de caminhões no Circuito Zé de Hermes. Os horários para abastecimento de bares e restaurantes instalados naquela área estão definidos no Decreto nº 17.

Com as mudanças, os moradores das regiões abrangidas pelo circuito, que possuem veículos com garagem poderão obter autorização prévia, por escrito, para circulação dentro das áreas descritas e nos horários estabelecidos. A autorização está sendo emitida pela Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, desde quinta-feira (25), das 7h às 13h. Todas as informações acerca da organização do trânsito no circuito do carnaval e outras relacionadas a normatização do evento podem ser consultadas no Diário Oficial 4087.

Fonte: DIRCOM/PMB

Na manhã de hoje, sexta-feira, 26, por volta das 9h, o motorista de um rodotrem, travou o trânsito e quebrou a calçada que divide a Avenida Antônio Carlos Magalhães e BR 242, na altura da Serra do Mimo, em Barreiras.

Segundo informações, o mesmo foi tentar estacionar numa empresa de posto de molas, acabou fazendo a manobra passando por cima da calçada na Av. ACM, onde a mesma quebrou e o cavalo trator afundou.

O rodotrem ficou tratavado e o trânsito teve que ser desviado no local.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

26124sd2

26124sd3

 

A construção e manutenção de pontes são alguns dos investimentos constantes dos produtores rurais na região Oeste da Bahia. Em setembro de 2023, mais uma importante obra foi iniciada, desta vez sobre o Rio Grande no povoado de Batalha, em São Desidério. A iniciativa conta com investimentos do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), via Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e com o apoio do Programa Patrulha Mecanizada, da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e também da Prefeitura de São Desidério.

A nova ponte irá substituir uma antiga, de madeira, que estava deteriorada devido a ação do tempo. Agora uma moderna e segura estrutura está sendo levantada em uma base mista que utiliza concreto e metal, com 10 metros de largura, 25 metros de vão livre que possibilitará o tráfego de carga superior a 200 toneladas. “O tráfego de carretas que transitam nessa estrada e necessitam atravessar o Rio Grande nesse ponto, seja trazendo insumos para as fazendas ou escoando a safra da região, tem aumentado e essa obra vem ao encontro aos anseios dos produtores rurais, da população local e todas as pessoas que necessitam usar a via de acesso”, destacou a gerente do Patrulha Mecanizada da Abapa, Daniela Dias.

26124sd

Com um investimento superior a R$ 3,5 milhões, oriundo do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), a obra conta com a gestão direta da Aiba. “Desde que foi aprovada a liberação do recurso, acompanhamos todas as etapas como licitação, contratação da empresa responsável e andamento dos serviços. Trata-se de uma obra que promoverá integração e mais tranquilidade para o homem do campo e a população em geral”, destaca o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

Em três meses de obra foram concluídas a concretagem do tabuleiro da nova ponte e as duas alas estão sendo finalizadas. Também foi iniciada a montagem das formas das barreiras de segurança em concreto armado, item importante cuja principal característica é a resistência ao choque, devido a sua grande capacidade de retenção de veículos pesados. Na última quinta-feira (18), foi iniciada a fase de aterro e a previsão para conclusão dos serviços é em março. Uma obra que beneficiará diretamente a população de São Desidério e do entorno, possibilitando o ir e vir, o transporte de cargas e o escoamento das safras.

26124sd1

“Conheci essa região há 30 anos e hoje vejo o quanto cresceu o seu potencial agrícola com o aumento exponencial das produções. E é claro que com o desenvolvimento vem também a necessidade de melhorias. Então é muito gratificante ter os produtores, por meio da Abapa e da Aiba, nessa parceria com a Prefeitura de São Desidério promovendo benefícios, entre eles, a melhoria do acesso às estradas. Um investimento que contribui bastante na logística do escoamento da produção da nossa região”, pontuou o secretário de Infraestrutura de São Desidério, José Rodrigues.

Fonte: Assessoria de imprensa Abapa

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, encerrou o ano de 2023 com um crescimento de 24,2% nos atendimentos de média e alta complexidade em comparação com o balanço verificado no ano anterior.

Destaque ainda para as captações de órgãos, que tiveram um surpreendente aumento de 150%. Cenário de incremento também no número de partos (17,9%) e internações (14,5%). Já as taxas de infecções hospitalares caíram 17,7%.

De acordo com a líder geral do HO, Marina Barbizan, o desempenho positivo é resultado dos investimentos, treinamentos e melhorias realizadas no complexo hospitalar. “Os investimentos não foram somente em equipamentos e estruturas físicas, mas também na capacitação de nossas equipes”, destacou.

Entre as iniciativas adotadas, está a reforma da ala de Emergência e Pediatria; a implantação do Banco de Leite Humano, para melhor atender os bebês recém nascidos e a ampliação dos atendimentos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, com a oferta de mais oncologistas clínicos.

“O hospital ganhou também novas especialidades no campo das cirurgias oncológicas, como oncoginecologia, médico da dor, cirurgia plástica oncológica, além de atendimentos com nutricionista e fisioterapeuta”, avalia.

Outros procedimentos foram incorporados ao leque de serviços oferecidos pelo HO, proporcionando mais comodidade e segurança aos pacientes. Por exemplo, exames de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), biópsia de congelação (maior precisão nas cirurgias oncológicas) e complexas cirurgias cardíacas começaram a ser realizadas em 2023.

Hoje podemos fazer um acompanhamento de qualidade sem precisar sair da cidade. Só tenho a agradecer as equipes do HO, pelo acolhimento humanizado e o profissionalismo prestado a nossa família”, relata o empresário barreirense, Henrique Brito, cuja esposa está atualmente em tratamento na unidade.

Fonte: Ascom do Hospital do Oeste

Na manhã de hoje, sexta-feira, 26, por volta das 9h, o motorista de um rodotrem, travou o trânsito e quebrou a calçada que divide a Avenida Antônio Carlos Magalhães e BR 242, na altura da Serra do Mimo, em Barreiras.

Segundo informações, o mesmo foi tentar estacionar numa empresa de posto de molas, acabou fazendo a manobra passando por cima da calçada na Av. ACM, onde a mesma quebrou e o cavalo trator afundou.

O rodotrem ficou tratavado e o trânsito teve que ser desviado no local.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Pacientes cadastrados do Programa Glaucoma de Barreiras estão tendo a oportunidade de realizar a avaliação trimestral nesta quinta (25) e sexta-feira (26), com profissionais da área oftalmológica, na sede do Programa Idade Viva, localizado no bairro São Pedro. Serão mais de 600 pacientes atendidos nestes dois dias que realizarão consulta e exames como campimetria ocular, que ajuda a identificar e perceber os estímulos da visão periférica; paquimetria ocular, que mede a espessura da córnea; fundoscopia, para observação do fundo de olho; e tonometria, exame específico que mede a pressão ocular.

Após os procedimentos é realizada a entrega do colírio específico que controla a doença. Conforme o coordenador da Atenção Básica de Barreiras, o glaucoma é uma doença considerada grave, podendo provocar lesões no nervo óptico e consequentemente a cegueira, quando não tratado adequadamente. Dessa maneira, a Atenção Básica do Município orienta que os pacientes  se atentem às datas de atendimento e no ato da consulta avaliativa, levem documentos pessoais e o cartão do SUS. Para os novos pacientes, é necessário após avaliação médica realizada na Unidade de Saúde, estar com a receita, cópia dos documentos pessoais, comprovante de residência e o cartão do SUS.

Fonte: DIRCOM/PMB

Em 2023, circularam pelo Aeroporto Regional Dom Ricardo Weberberger, em Barreiras, 86.558 passageiros, um aumento significativo de quase 18 mil pessoas a mais que em 2022, quando utilizaram o equipamento 68.617 passageiros. Os dados foram revelados pelo Ministério de Portos e Aeroportos nesta semana, mostrando que Barreiras seguiu a tendência nacional, ao apresentar um aumento expressivo na movimentação de passageiros. O Brasil contabilizou em 2023, 112,6 milhões de passageiros em voos domésticos ou internacionais, um aumento de 15,3% em relação a 2022.

Apesar das deficiências de infraestrutura apresentadas pelo aeroporto da Capital do Oeste que não condizem ou atendem a crescente demanda, Barreiras se posiciona como o quarto destino mais procurado em volume de vôos na Bahia, atrás apenas da capital Salvador e das cidades turísticas de Ilhéus e Porto Seguro, no sul do Estado. Iniciativas do poder público e do setor privado na busca pela ampliação do equipamento têm sido recorrentes, a exemplo da audiência pública realizada em outubro do ano passado, na Assembleia Legislativa da Bahia, para debater o andamento do projeto de ampliação do equipamento.

O prefeito Zito Barbosa recebeu a notícia do aumento de passageiros que procuram o aeroporto de Barreiras com entusiasmo, fazendo uma análise dos números e contextualizando a situação. “Estamos localizados estrategicamente, somos a Capital de uma região produtora e que concentra atividades em setores que se encontraram em ampla expansão, o aumento da movimentação no aeroporto comprova isso. A gestão municipal ao longo desses sete anos tem feito sua parte, investindo forte em todas as áreas da administração e posicionando Barreiras como destaque na região Nordeste e em todo Brasil. Por outro lado, precisamos urgentemente que a obra de ampliação se concretize levando mais segurança, por exemplo, para investidores que pretendam se instalar em Barreiras e na região Oeste”, disse o gestor.

Fonte: DIRCOM/PMB

Na manhã desta quinta-feira, 25, Luís Eduardo Magalhães celebrou um marco significativo com a posse dos magistrados Dr. Agildo Galdino da Cunha Filho, assumindo a vara crime, e Dr. Davi Vilas Verdes Guedes Neto, agora titular da 1ª vara cível.

O evento, que contou com a presença de diversas autoridades locais, representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, CIPE CERRADO, prefeitura, Câmara de Vereadores, empresários e, em nome do presidente Dr. Arthur Granich, a advogada Presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia subseção de LEM, Dra. Cibele Gomes de Queiroz, foi um momento emocionante para a comarca de Luís Eduardo Magalhães.

Agora, com quatro varas ocupadas por juízes titulares, a cidade testemunha um capítulo histórico que promete fortalecer o sistema judiciário local. A presença das autoridades reflete o comprometimento em promover uma justiça ágil e equitativa.

"A advocacia luiseduardense vislumbra um ano de 2024 repleto de esperança, com a certeza de um judiciário mais eficiente, capaz de atender às demandas da comunidade de maneira exemplar, proporcionando uma prestação jurisdicional justa e célere aos cidadãos." Finalizou a advogada

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
Corte negou salvo-conduto a três agentes baianos que se queixam de 'constrangimento ilegal' pela Polícia Federal e pela PRF

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou a três guardas municipais baianos um salvo-conduto para portar armas de fogo de uso pessoal fora do horário de serviço, mesmo que estejam registradas. Os autores da ação alegam "constrangimento ilegal" por parte de agentes da Polícia Federal e da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que estariam detendo colegas na mesma situação. A decisão foi publicada nessa quarta-feira (24).

Os guardas, de Salvador, Araci e Queimadas, na Bahia, afirmam que "precisariam portar suas armas de uso pessoal também fora de serviço para a sua própria segurança e para proteger a população de forma geral".

Eles dizem que as armas são registradas e que, conforme a lei, "integrantes da Guarda Municipal poderiam ter porte de arma de fogo em todo o território nacional".

O ministro Og Fernandes, vice-presidente do STJ, negou a liminar. De acordo com ele, "a mera suposição de que os pacientes serão conduzidos em flagrante delito caso sejam abordados fora de serviço portando suas armas de fogo de uso pessoal, que pode vir ou não a se concretizar no futuro, não enseja a impetração de habeas corpus [tipo de ação ajuizada]".

Para Fernandes, "o habeas corpus preventivo visa a coibir constrangimento ilegal real e iminente à liberdade de locomoção do indivíduo, não se prestando a impedir constrição supostamente ilegal, meramente intuitiva e calcada em ilações e suposições desprovidas de base fática".

Apesar de a liminar ter sido negada, o resultado final do processo pode ser diferente, pois os pedidos da ação ainda serão avaliados em definitivo pela Justiça.

Fonte: R7

Sucesso de público por toda a Bahia, a Feira Saúde Mais Perto está completando um ano neste mês janeiro. E a primeira ação de 2024 já está marcada: nos dias 26 e 27, o evento acontece na Praça Ives de Oliveira, no município de Ibotirama, no Oeste do Estado. A Feira Saúde Mais Perto é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, que leva serviços de saúde e cidadania para a população.

“Esse é um dos projetos de maior sucesso que temos e um grande orgulho para todos nós. Foram mais de 330 mil atendimentos em 2023 por toda a Bahia, levando assistência para milhares de pessoas em seus municípios. Neste ano, queremos ampliar ainda mais a Feira Saúde Mais Perto e contribuir mais para a saúde e para uma vida melhor da nossa população”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

No ano passado, foram realizadas 27 feiras em 22 municípios, além de três mutirões de cirurgias, com destaque também para a Feira da Mulher, a Feira da Pessoa LGBTQIA+, a Feira da Criança, a Feira do Homem e a Feira da Pessoa Idosa, todas essas na capital baiana e com grande participação da população. Ao todo, 336.182 atendimentos foram realizados na ação.

A marca de 1 ano será celebrada na Feira Saúde Mais Perto de Ibotirama. “O ano de 2023 foi de muito trabalho e de muita satisfação em vermos nossa população ser atendida e sair feliz de cada feira. Nesse ano, queremos chegar a 40 feiras em toda a Bahia”, declara Edvaldo Gomes, coordenador da Feira Saúde Mais Perto.

Na cidade do Oeste baiano, são previstos oito mil atendimentos. A população terá acesso a consultas de triagem para cirurgias de catarata, encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram o procedimento (Yag Laser), atendimento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, imunização contra a Covid-19, vacinas de rotina e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C.

Também será possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais, além de triagem para cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnia inguinal, epigástrica e umbilical. Ainda haverá emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade (necessário a certidão de nascimento ou casamento original e em bom estado junto com duas fotos 3×4 recente), totalmente gratuito, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais,

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, raio-x e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica. Os atendimentos serão feitos de 8h às 17h.

Fonte: Sesab

O Projeto Nascentes do Oeste, mantido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do núcleo de Sustentabilidade, busca preservar as águas e nascentes para o uso equilibrado dos recursos do meio ambiente. O projeto que já foi premiado nacionalmente em 2020, pela Agência Nacional das Águas (ANA), conta também com parcerias importantes, como produtores rurais, moradores das comunidades e prefeituras por meio das secretarias de Agricultura, Educação e de Meio Ambiente.

Em sua terceira etapa, o projeto já diagnosticou 26 nascentes e sete veredas que atualmente encontram-se em processo de recuperação, nos municípios de Angical, Barreiras, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério.

Após o processo de identificação e recuperação da nascente, são aplicados diferentes métodos de recuperação, a exemplo do Caxambú, que consiste na construção de uma caixa filtrante que recobre a nascente, evitando que a mesma seja assoreada. Busca-se ainda evitar o pisoteio do gado, assoreamento, desmatamento das Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e incêndios florestais, fatores que podem colaborar para a degradação das nascentes e veredas no Oeste da Bahia.

O analista ambiental da Aiba, Artur Ribeiro, é quem acompanha o projeto. “As ações de recuperação das nascentes contam com a construção de cercamentos visando a delimitação da APP para sua proteção. Também a construção de cordão de contorno e barraginhas tem o intuito de conter processos erosivos, além de reflorestamento com mudas de árvores nativas do Cerrado e aplicação de métodos de recuperação”, explica Artur.

Para garantir a execução das frentes de recuperação de nascentes e veredas, a Aiba e o Programa para Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), com o apoio das prefeituras, disponibilizaram insumos, a exemplo de grampos, estacas e rolos de arame farpado, material de capina, mudas de árvores nativas do Cerrado, sementes de Andropogon e Mossai, fertilizantes e inseticidas, destinados para as nascentes e veredas identificadas.

Educação ambiental – Para despertar o interesse sobre a relevância de conservação da nascente e a vontade de preservar o recurso natural, paralelo às ações de recuperação de nascente, são realizadas iniciativas de Educação Ambiental para sensibilizar a população sobre a importância da restauração e conservação das nascentes, além de conversa com produtores rurais e membros das secretarias. O projeto já alcançou 307 nesta etapa e mais de 1000 desde o início, com as ações de Educação Ambiental.

A intenção é formar propagadores de educação ambiental voltados à conservação e recuperação de corpos hídricos. A exemplo disso, foi a realização do curso online ‘Oficinas Formativas de Educadores Ambientais’, voltado para professores, coordenadores, secretários e técnicos das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Saúde.

Também foram realizadas outras ações, como encontros online, oficinas educacionais e gincanas com alunos, participações em eventos como o II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianas (Ecoba), realizado em Barreiras, e a Feira do Conhecimento e Festa do Alho em Cristópolis. Outra iniciativa é o ‘Café com Prosa’, artifício que vem surtindo muito efeito no convencimento em inserir os proprietários no projeto. Outra estratégia de divulgação, é a Capacitação em Proteção e Recuperação de Nascentes, que capacitou mais de 140 pessoas em Angical, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves e São Desidério, para a identificação, diagnóstico e recuperação de nascentes e veredas, além de aplicação de técnicas de produção de água, e um público formado por produtores rurais, técnicos de educação, agricultura e de meio ambiente.

Fonte: Ascom Aiba

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |