Blog Santo Antônio
Notícias

– Como prometeu o presidente Julio Casares, em entrevista coletiva, vamos implantar um projeto profissional no departamento de futebol. Acabamos por contratar a terceira peça do tripé. Já havíamos acertado com o Marcos Biasotto, como executivo do futebol da base, e com Muricy Ramalho, como coordenador técnico de todo o futebol. Hoje (quarta-feira), fechamos com o Rui Costa, o executivo de futebol que assumirá o cargo apenas ao final do Campeonato Brasileiro – disse Belmonte.

São Paulo e Rui Costa acertaram por três anos, até o fim da gestão de Julio Casares. É o mesmo período do acordo com o coordenador técnico Muricy Ramalho e do executivo da base Marcos Biasotto.

O acerto com Rui Costa ocorreu após conversas com Julio Casares e o dirigente do futebol Carlos Belmonte Sobrinho. O último trabalho dele foi no Atlético-MG. Ele estava desde 2020 entre os nomes cotados para o cargo de executivo de futebol.

 

Fonte: GE

Motoristas fazem fila em mega campanha de vacinação contra a Covid-19 no estacionamento do estádio de baseball do Los Angeles Dodgers em Los Angeles, na Califórnia, na quarta-feira (27) — Foto: Damian Dovarganes/AP
Motoristas fazem fila em mega campanha de vacinação contra a Covid-19 no estacionamento do estádio de baseball do Los Angeles Dodgers em Los Angeles, na Califórnia, na quarta-feira (27) — Foto: Damian Dovarganes/AP

Mais de 80 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo, aponta levantamento desta terça-feira (26) do projeto “Our World in Data”, ligado à Universidade de Oxford.

Quanto tempo depois de tomar a vacina estaremos imunizados?
Vacinação contra a Covid-19 no Brasil: veja perguntas e respostas
Os Estados Unidos lideram a corrida pela vacinação (23,57 milhões de doses aplicadas até o momento), mas a China divulgou novos dados após sete dias e se aproximou da liderança (22,77 milhões).

Completam o top 5: Reino Unido (7,64 milhões), Israel (4,25 milhões) e Emirados Árabes Unidos (2,76 milhões).

Doses de vacinas contra Covid aplicadas
Nº de doses (em millhões)
80,2980,29
23,5423,54
22,7722,77
7,647,64
4,254,25
2,762,76
2,032,03
1,991,99
1,581,58
1,521,52
1,361,36
Mundo
EUA
China
Reino Unido
Israel
Emirados Árabes
Índia
Alemanha
Itália
Turquia
Espanha
0
10
20
30
40
50
60
70
80
90
Fonte: Our World in Data
O Brasil subiu para a 12ª posição (1,13 milhão), atrás da França (1,14 milhão) e à frente de Rússia (1 milhão).

O número de vacinados no Brasil contabilizados pelo “Our World in Data” (1,13 milhão) é diferente do levantamento do consórcio de veículos de imprensa (1,24 milhão).

O consórcio coleta informações diariamente com Secretarias de Saúde estaduais e do Distrito Federal, enquanto o “Our World in Data” usa dados de uma plataforma colaborativa.

O “Our World in Data” é um projeto colaborativo de pesquisadores da Universidade de Oxford e da ONG Global Change Data Lab que acompanha dados públicos sobre a pandemia e outros assuntos de repercussão mundial.

Ranking proporcional
Já Israel lidera os rankings proporcionais à população. Quase um terço da população já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19 e um sexto já foi completamente imunizada, segundo o “Our World in Data”.

Os países com mais pessoas que receberam ao menos uma dose são: Israel (32,4%), Emirados Árabes Unidos (25,42%), Reino Unido (10,55%), EUA (6,01%) e Dinamarca (3,17%).

O Brasil aparece em 13º neste levantamento (0,53%), atrás da Argentina (0,6%) e à frente do México (0,48%).

Países com mais habitantes vacinados
População que recebeu ao menos uma dose (em %)
32,432,4
25,4225,42
10,5510,55
6,016,01
3,173,17
3,143,14
2,532,53
2,162,16
22
1,811,81
Israel
Emirados Árabes
Reino Unido
EUA
Dinamarca
Islândia
Espanha
Itália
Alemanha
Turquia
0
5
10
15
20
25
30
35
Israel
Países 32,4
Fonte: Our World in Data
Os países que têm mais habitantes completamente imunizados são: Israel (16,74%), Emirados Árabes Unidos (2,53%), Islândia (1,41%), EUA (1,05%) e Reino Unido (0,7%).

Imunização completa
Quase sete milhões de pessoas já receberam as duas doses necessárias para a imunização recomendada pelas farmacêuticas.

Os países que têm mais pessoas completamente imunizadas são: EUA (3,48 milhões), Israel (1,45 milhão), Reino Unido (474 mil), Alemanha (318 mil) e Emirados Árabes Unidos (250 mil).

O intervalo entre a primeira e a segunda doses depende da vacinas contra a Covid-19 que é aplicada:

Pfizer/BioNTech: recomendam 21 dias entre uma aplicação e outra e dizem que a eficácia é de 95%;
Oxford/AstraZeneca: eficácia de 70% já na primeira dose, após 21 dias, e a proteção sobe para 80% quando a segunda é aplicada 12 semanas depois;
CoronaVac: testes no Brasil usaram intervalo de 14 dias entre as doses e apontaram uma eficácia de 50,38%; recentemente, a Sinovac afirmou que a vacina é mais eficaz com um tempo maior entre as aplicações

Fonte: G1

Em nota, o Ministério da Saúde informou que recebeu do Condisi-YY a comunicação das mortes e que “está verificando junto ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami a veracidade das informações. O Dsei encaminhou uma equipe aos locais para averiguar a situação, mas ressalta que, até o momento, os óbitos não foram confirmados para Covid-19.” (Leia a nota na íntegra abaixo)

O relato, segundo o presidente do Condisi-YY, é de que foram registradas quatro mortes na comunidade Waphuta, duas delas no último dia 25, e outras cinco em Kataroa, região do Surucucu, em Alto Alegre, Norte de Roraima.

Os postos de saúde da região estão fechados há cerca de dois meses, ainda de acordo com o presidente. No mesmo ofício em que ele solicitou providências à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e ao Dsei-Y sobre as mortes, Hekurari também cobrou, com urgência, o envio de profissionais de saúde para a região.

 

A Terra Indígena Yanomami é a maior do Brasil e também a mais vulnerável à Covid-19 na Amazônia. Em três meses, o vírus avançou 250% nas comunidades, segundo relatório produzido por uma rede de pesquisadores e líderes Yanomami e Ye’kwana. As crianças, segundo Herkurari, tinham entre um e cinco anos e não há como precisar a data exata de todas as mortes. Ele diz, contudo, que todas ocorreram no mês de janeiro.

Fonte: G1 RR

Fonte: Grupo Santo Antonio

Queda do portal da transparência e polêmica criada em torno de gastos com leite condensado e outros itens alimentícios do governo foi tema de debate no ‘3 em 1’

O Portal da Transparência do Governo Federal ficou inacessível entre a madrugada dessa terça-feira, 26, e a manhã desta quarta-feira, 27, após gastos de R$ 1,8 bilhão com alimentos virarem centro do debate público e motivarem pedidos de investigações por parte de parlamentares brasileiros. Segundo a Controladoria Geral da União, a queda no site foi causada pelo número de acessos simultâneos no portal da transparência. Mesmo com o ocorrido, o endereço digital do governo e a plataforma online dos ministérios continuou a funcionar normalmente. A polêmica em torno das compras do governo federal foi tema de debate entre os comentaristas do programa “3 em 1”, da Jovem Pan, nesta quarta-feira, 27.

Fonte: Jovem Pan

Polícia localizou maconha, cocaína e pasta-base da droga na carroceria do veículo que ele dirigia. Suspeito disse que saiu de Brasília e tinha o Piauí como destino da viagem.

Um homem de 31 anos foi preso na tarde desta terça-feira (26) após ser flagrado com mais de 30 kg de drogas escondidos na carroceria de uma caminhonete, na BR-242, trecho da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma equipe fazia uma operação no km 801 da rodovia e deu ordem de parada ao veículo. Durante a abordagem, o motorista aparentou nervosismo e informações confusas sobre a viagem.

Aos policiais, ele disse que saiu de Brasília e seguiria viagem para Parnaíba, no litoral do Piauí, onde iria montar um negócio. No compartimento de carga do veículo estava também um freezer que, segundo a PRF, o suspeito disse que seria para comercializar sorvetes.

Os policiais desconfiaram das respostas do suspeito e decidiram revistar o veículo. Na ocasião, os agentes encontraram 25,4 kg de maconha, 5,4 kg de cocaína e mais 4 kg da pasta base da droga. Os agentes consultaram o sistema da PRF e viram que o carro, que tinha placa de Belo Horizonte, pertencia a uma locadora e deveria ser devolvido a cerca de uma semana.

O homem foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência, e irá responder pelo crime de tráfico de drogas, podendo pegar pena de 5 a 15 anos de reclusão.

Fonte: G1 Notícias

A secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento Básico juntamente com a Polícia Militar de Morro do Chapéu cumpriu nesta quarta-feira (27) uma fiscalização de denúncia de maus tratos e busca em uma casa localizado no bairro Caixa d’água.

Os denunciados evadiram-se do local mas foram localizados na residência animais silvestres (Mico e Papagaio).
Os fiscais de meio ambiente da SEMARH e o Assistente de fiscalização e licenciamento, apuram o caso e encontraram na residência dos denunciados duas gaiolas contendo um mico e um periquito.
Após análise da saúde dos animais pelos biólogos e veterinários da Enel, os animais foram devolvidos à natureza com segurança onde estarão com demais da sua espécie e com alimento adequado.
Segundo a secretaria, a fiscalização está sob sigilo, para não interferir no trabalho dos fiscais em andamento.
Fonte: Leo Ricardo Notícias

Cumprindo a programação de vacinação contra a Covid-19 dos servidores e profissionais de saúde da linha de frente de combate ao novo Coronavírus, a Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio da Coordenação do Programa de Imunização (COPIM), realizou na tarde de terça-feira, 26, a aplicação da primeira dose imunizante em 34 servidores da equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária e equipe de monitoramento dos casos da doença.

Convocados desde o mês de março de 2020, após constatação de transmissão comunitária no município, a equipe de fiscalização trabalha 24 horas para cumprir os decretos municipais que visam monitorar e combater a propagação do vírus. Fiscalizações diárias em bares, restaurantes, feiras livres e estabelecimentos que desobedecem às medidas protetivas, ainda são atividades rotineiras dos servidores.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Aires, destacou a importância do trabalho da VISA e demonstrou gratidão ao trabalho da equipe.

“Nossas atividades são intensivas desde o início da pandemia, com operações, fiscalizações e atividades que ajudaram e continuam contribuindo no controle da propagação do vírus. Sabemos que não foi fácil para nenhum setor, mas eram necessárias medidas urgentes que protegessem a população, e agora com a vacinação, ainda continuamos fazendo nossos plantões 24 horas. Estou feliz com a imunização de nossa equipe, porque continuamos firmes na linha de frente, mas agora nos sentimos mais protegidos”, disse Canuto.

Os servidores da Vigilância Epidemiológica, responsáveis pelas notificações e monitoramento dos pacientes em isolamento, receberam a vacinação no dia 22. E nesta tarde de quarta-feira, 27, os profissionais de saúde do Hospital da Mulher (Maternidade Municipal) receberam as equipes da COPIM, que imunizaram 55 servidores, dentre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“ A equipe de imunização continua indo nas unidades de saúde que trabalham na linha de frente no enfrentamento à Covid-19. Até o momento recebemos dois lotes de doses, e já conseguimos vacinar com a primeira dose 1.787 profissionais de saúde e 100% dos idosos que residem em instituição permanente, cumprindo as determinações do Ministério da Saúde para os grupos prioritários nessa primeira fase da vacinação”, finalizou o secretário de saúde, Mechisedec Neves.

Fonte: BlogBraga

Para facilitar o trabalho dos agentes que realizam a limpeza da sarjeta e do meio fio, pedimos que os moradores da Avenida JK, que estacionam às margens da via, façam a retirada desses veículos hoje (27), entre às 20h e às 4h da manhã. No trecho entre a UPA e a Praça dos Três Poderes.

Com o objetivo de manter a cidade limpa, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Infraestrutura, tem realizado diversas ações no município.

Os trabalhos acontecem também à noite e continuam durante a madrugada.

 

Fonte: ASCOM

A CNTTL afirma que tem 800 mil motoristas em sua base e que orienta todos aderirem à paralisação em 1º de fevereiro

O movimento de greve dos caminhoneiros ganhou adesão da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística), uma das principais entidades da categoria no país e que vinha até mais recentemente mantendo diálogo com o governo federal.

A entidade informou nesta terça-feira (26) que apoia a greve nacional de caminhoneiros que vem sendo convocada por organizações menores há algumas semanas para 1º de fevereiro por tempo indeterminado. A CNTTL afirma que tem 800 mil motoristas em sua base e que orienta todos aderirem à paralisação.

O porta-voz da CNTTL, Carlos Alberto Litti Dahmer, presidente do Sinditac (Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga) de Ijuí-RS, e vice-presidente da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), disse que a categoria não suporta a "insensibilidade" do governo de Jair Bolsonaro e do Supremo Tribunal Federal sobre reivindicações do setor.

"Lamentável o reajuste da Tabela do Piso Mínimo de Frete, realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres)", disse Dahmer em comunicado da CNTTL. "Hoje temos um piso mínimo da fome. Vamos dar um basta nisso. Vamos cruzar os braços no dia 1º."

"Tivemos um reajuste de 2,51% que é ínfimo. Só para se ter ideia o preço do pneu teve aumento nos últimos três meses de mais de 60%, seja nacional ou importado", acrescentou.

Questionada, a CNTTL informou que não pretende promover atos específicos no dia marcado para o início da greve, mas que Dahmer vai mobilizar a adesão de outros caminhoneiros. A entidade, porém, não soube precisar qual será o nível de adesão da categoria à paralisação.

Em 2018, uma greve de caminhoneiros, que contou com apoio de empresários do setor de transportes, paralisou o país por 11 dias em maio, gerando impactos na economia que perduraram ao longo de todo o restante daquele ano.

O movimento foi encerrado depois que o governo de Michel Temer cedeu à pressão dos motoristas e aceitou criar a tabela de frete mínimo, que passou a enfrentar oposição do setor produtivo, com a disputa em torno da legalidade da criação da tabela ficando parada no STF desde então.

Procurada, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) não comentou o assunto.

O governo de Jair Bolsonaro, que vinha contando com apoio dos caminhoneiros, fez ao longo dos últimos meses algumas concessões aos motoristas, com a última sendo a inclusão da categoria na lista do grupo de prioridades para o recebimento das vacinas contra Covid-19 no país. Quando era pré-candidato ao Palácio do Planalto, Bolsonaro foi um dos que ficaram ao lado dos caminhoneiros na greve de 2018.

Na semana passada, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que governo trabalhava na revisão de normas de pesagem de caminhões nas estradas para reduzir custos dos caminhoneiros e lembrou que o governo zerou imposto de importação de pneus.

Além da revisão do reajuste na tabela, os caminhoneiros cobram a aprovação da constitucionalidade do mecanismo pelo STF e denunciam a atuação de plataformas digitais Frete-Brás, CargoX e TruckPad pela "precarização da categoria pelo país", segundo a CNTTL.

Fonte: R7

Há dois mil anos atrás, Jesus Cristo viveu em uma sociedade em que apenas uma pequena parcela da população era letrada. Pesquisadores, entretanto, apontam evidências de que o filho do carpinteiro era instruído e poliglota, conforme explica o paleontólogo Jack Wilkin, em artigo para o portal Ancient Origins.

Jesus morou na Judeia, que fica ao sul de Israel e tinha como língua franca o aramaico. Mas fatores apontam que o Messias também falava o dialeto galileu da língua aramaica, além de hebraico, grego e, talvez, latim.

O hebraico era amplamente utilizado por lideranças judaicas, e Cristo conviveu e debateu com os mestres da Lei usando o idioma. Ainda quando menino, Ele passava dias na sinagoga, conversando e fazendo perguntas. O texto no capítulo 2 de Lucas, diz que as pessoas admiravam seu entendimento e esperteza precoces e mostra que, apesar da origem humilde, o Nazareno tinha instrução e excelente compreensão das Escrituras judaicas. Mais tarde, quando adulto, Jesus retorna à sinagoga e, conforme diz o capítulo 4 de Lucas, lê em público uma passagem do livro do profeta Isaías, escrita em hebraico, idioma usado no Antigo Testamento.

Acredita-se também que Cristo era versado em grego e latim, linguagens dos conquistadores romanos. Na época, o Império dominava o Oriente Médio, e a região foi fortemente influenciada por eles. A compreensão do grego explicaria a conversa entre Jesus e Pôncio Pilatos.

CARTA AO REI ABGAR V
Historiadores apontam também uma possível troca de correspondências em grego entre Jesus e o rei Abgar V de Edessa. A carta de resposta de Cristo é de extrema importância para os estudiosos da Bíblia, pois, se for de fato autêntica, seria o único documento escrito por Ele que sobreviveu até hoje.

Na carta, o rei Abgar V fala sobre sua curiosidade a respeito dos feitos de Jesus, revela sua fé e pede para que Ele o visite.

“Abgar, governante de Edessa, a Jesus, o bom médico que apareceu na terra de Jerusalém, saudação. Ouvi relatos a seu respeito e de suas curas, realizadas sem ajuda de remédios ou ervas. Pois é dito que você faz o cego ver e o coxo andar, que purifica os leprosos e expulsa espíritos e demônios impuros, e que cura os aflitos com doenças persistentes e ressuscita os mortos. E tendo ouvido todas essas coisas a seu respeito, concluí que uma das duas coisas deve ser verdade: ou você é Deus, e tendo descido do céu faz essas coisas, ou então é o filho dEle…”

Jesus, então, teria respondido de próprio punho, também em grego, ao rei Agar V.

“Abençoado és tu que acreditaste em mim sem me teres visto. Porque está escrito a meu respeito que aqueles que me viram não acreditarão em mim e que aqueles que não me viram acreditarão e serão salvos. Mas, em relação ao que me escreveste, para que eu vá a ti, é necessário que eu cumpra todas as coisas aqui para as quais fui enviado. Depois de as ter cumprido, assim, ser levado novamente para aquele que enviou mim. Mas, depois que eu for arrebatado, enviarei a você um dos meus discípulos, para que ele cure a sua doença e dê vida a você e aos seus.”

A Bíblia também mostra que Jesus era letrado, apesar de, mesmo um século depois de Cristo, apenas de 5 a 10% da população da Judeia ser alfabetizada. O texto do capítulo 8 do Evangelho de João, por exemplo, relata o momento em que Jesus impede uma mulher flagrada em adultério de ser apedrejada por um grupo de mestres judeus. O famoso trecho conta que Cristo se abaixou e escreveu algo na terra antes de dizer a célebre frase “atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado”.

Fonte: Pleno News

Um crime bárbaro aconteceu na cidade de Maravilha, Sertão de Alagoas, no último domingo (24), quando uma mulher matou a própria filha de cinco anos e arrancou os olhos e a língua da criança com uma tesoura. De acordo com a polícia, a autora do crime tem transtornos mentais. A autora do crime foi presa em flagrante.

A polícia foi acionada após o pai de Josimare Gomes, de 30 anos, mãe da pequena Brenda Carollyne, ter encontrado ela e a neta trancadas no banheiro. Ao chamar pela filha e ver marcas de sangue no chão, o homem arrombou a porta e viu a neta já sem vida.

– Ao chamar ela, ela disse que estava tomando banho, mas demorou. Foi quando o senhor foi olhar pela porta de trás e viu as marcas de sangue. Ele arrombou a porta e encontrou a criança, já sem vida, no banheiro, e a mãe “rezando o terço” sobre o corpo – detalhou Eduardo Prado, agente da Polícia Civil (PC).

Segundo os agentes, ainda não há confirmação se a mulher teria arrancado os órgãos da criança depois de matá-la. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para fazer a perícia. O 7° Batalhão da Polícia Militar (7° BPM) esteve no local e constatou o crime. O caso vai ser investigado pela Delegacia Regional da vizinha Ouro Branco.

MINISTRA DAMARES COMENTA O CASO
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, comentou o caso ainda na última segunda-feira (25). Em sua publicação, a chefe da pasta social afirmou que o caso provavelmente denota o desenvolvimento de um ciclo que começa com a negligência, os maus tratos e segue até a bárbara morte.

– Neste caso, nos parece que ninguém interrompeu o caminho e ninguém viu ou ouviu os sinais e os pedidos de socorro emitidos pela criança. É fato que muitas vezes as crianças nos pedem socorro por dias, meses e até anos – disse.

Damares também contou que ficou “em lágrimas” ao saber do fato, mas disse que tentará trabalhar para que a política pública possa funcionar de forma que consiga evitar que casos como esse continuem acontecendo no Brasil.

– Em lágrimas, depois de soluços, só peço a Deus que me dê forças para interromper o caminho e ouvir o clamor das crianças no Brasil. Só quero que a máquina e a política pública funcionem de fato e estou trabalhando para isto – completou.

Fonte: Pleno News

O juiz federal Drew Tipton, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul do Texas, bloqueou uma Ordem Executiva emitida pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que iniciou uma suspensão de 100 dias das deportações do país. A decisão foi tomada após uma ação impetrada do procurador-geral do Texas, Ken Paxton, alegando que a pausa era inconstitucional.

Paxton havia anunciado o pedido na semana passada, acusando o governo de Joe Biden de violar a Constituição dos EUA, a imigração federal e a lei administrativa e um acordo firmado entre o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) e o Texas. O procurador-geral disse que a ordem “prejudicaria gravemente e irreparavelmente o Texas e seus cidadãos”.

– Em uma de suas primeiras dezenas de medidas que prejudicam o Texas e a nação como um todo, o governo Biden ordenou [o Departamento de Segurança Interna] a violar a lei federal de imigração e quebrar um acordo de consultar e cooperar com o Texas sobre essa lei – disse Paxton em um comunicado.

Após a decisão, Paxton disse que o Texas foi o primeiro estado a abrir um processo contra o novo governo, ao publicar em seu Twitter: “Vencemos. Dentro de 6 dias da posse de Biden, o Texas parou seu congelamento de deportação ilegal”. O Procurador-Geral do Texas também afirmou que o movimento foi “uma insurreição sediciosa de esquerda”.

Fonte: Pleno News

País onde a pandemia de Covid-19 se iniciou ainda no final de 2019, a China agora está recorrendo a um novo método para detectar a Covid-19 em indivíduos de risco e em viajantes que chegam do exterior: os testes retais. A utilização da técnica foi divulgada pela emissora pública chinesa CCTV.

Nas últimas semanas, surtos locais têm levado autoridades de saúde a testar dezenas de milhares de pessoas pelo método PCR. Entretanto, moradores de Pequim, onde foram descobertos casos recentemente, têm sido submetidos aos exames pela região retal. A medida também está sendo imposta a pessoas em quarentena obrigatória em hotéis, incluindo viajantes do exterior.

O médico Li Tongzeng, do hospital You’an em Pequim, afirmou à CCTV que o teste retal “aumenta a taxa de detecção de pessoas infectadas” porque o coronavírus permanece mais tempo no ânus do que no trato respiratório. A TV estatal informou que os testes retais não serão generalizados porque “não são práticos o suficiente”.

– Considerando que coletar swab anais não é tão conveniente quanto os de garganta, no momento apenas grupos-chave, como aqueles em quarentena, recebem ambos – afirmou Tongzeng.

CRIANÇAS E PROFESSORES PASSAM POR TESTES
Segundo a emissora Bloomberg, mais de mil crianças em idade escolar e professores foram testados em Pequim pelo ânus, pela garganta e pelo nariz na semana passada, além de fazer o teste de anticorpos. Os exames foram realizados após a descoberta de um caso assintomático, de acordo com autoridades locais.

Na segunda-feira (25), passageiros de um voo de Changchun (capital e maior cidade da província de Jilin) para Pequim tiveram de desembarcar após autoridades descobrirem que um pessoa de uma área considerada de alto risco para transmissão do vírus estava a bordo. A Bloomberg informou que os passageiros foram levados para um hotel, onde profissionais coletaram amostras de nariz e do ânus.

Fonte: Pleno News

Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) se pronunciou sobre o boato que circulou na última terça-feira (26) de que o presidente, sozinho, teria gasto R$ 15,6 milhões com leite condensado em 2020. Por meio de uma série de publicações no Twitter, ele reforçou que o valor corresponde à despesa de todos os órgãos do governo federale frisou que somente o Ministério da Defesa (MD) foi responsável por R$ 14,2 milhões (91%) dos gastos.

– Ora, o MD abriga as Forças Armadas e seu efetivo de 334.000 homens e mulheres do serviço ativo. Com este valor, poderia se comprar pouco mais de 6.500 latas de leite condensado por dia, algo bem razoável para uma tropa de 334.000 militares. [Veja] ainda que o item é um produto calórico, indicado a quem faz muitas atividades físicas e serve de base para a elaboração de vários outros alimentos comuns à mesa dos brasileiros, como bolos – escreveu nesta quarta-feira (27).

O filho de Jair Bolsonaro ironizou ao afirmar que “leite condensado não se mistura com pão com mortadela” e disse que a informação foi distorcida como um meio de criar narrativas para desgastar o presidente. Eduardo ressaltou ainda que pesquisas como essa são de difícil acesso à população, e, assim, torna fácil propagar “meias verdades”.

– Assim, sem apontar qualquer suspeita de desvio ou superfaturamento, os afoitos que já pediam o impeachment de um presidente honesto por esta informação disponível no portal da transparência do governo. Parece que, de fato, algo está faltando a eles, sim: a teta [a] que estavam acostumados – finalizou.

 

Fonte: Pleno News

Após a divulgação, pelo portal Metrópoles, do que seria uma planilha dos gastos do governo federal com alimentos e bebidas em 2020, usuários de redes sociais passaram a comentar os valores. E surgiu, nas redes sociais, o boato de que o presidente Jair Bolsonaro seria o responsável por gastar, sozinho, R$ 15 milhões em leite condensado.

A informação, no entanto, é falsa, já que o valor equivale aos gastos com o produto de todos órgãos do Poder Executivo no ano passado.

De acordo com o veículo, o governo federal gastou R$ 1,8 bilhão na compra de mantimentos, o que representaria um aumento de 20% na comparação com 2019. Além disso, o veículo deu exemplos dos produtos, entre eles os R$ 15,6 milhões em leite condensado.

Do valor total, R$ 14,2 milhões foram gastos do Ministério da Defesa e utilizados na alimentação do efetivo de todas as Forças Armadas. De acordo com a Pasta, são cerca de 370 mil pessoas.

Já o restante dos valores utilizados na compra de leite condensado veio dos ministérios da Educação (R$ 1 milhão), da Justiça (R$ 327 mil) e da Saúde (R$ 61 mil).

Fonte: Pleno News

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone nesta terça-feira com o mandatário da Rússia, Vladimir Putin, com o qual falou sobre temas como a prorrogação do acordo de desarmamento nucelar New Start [Novo Começo, em tradução livre], a situação do líder opositor Alexei Navalny e a Ucrânia.

Biden “ligou para o presidente Putin na tarde desta terça-feira (26), para falar sobre a nossa vontade de prolongar o New Start por cinco anos e para reafirmar o nosso forte apoio à soberania da Ucrânia em meio à contínua agressão da Rússia”, informou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

O mandatário americano pretende prorrogar por 5 anos o último tratado de desarmamento vigente entre ambas as potências nucleares, que expira no dia 5 de fevereiro. O Kremlin já disse que continua empenhado em prolongar o tratado por cinco anos e que está à espera de “propostas concretas” de Biden.

O acordo limita o número de armas nucleares estratégicas, com um máximo de 1.550 ogivas nucleares e 700 sistemas balísticos para cada uma das duas potências, em terra, no mar ou no ar.

Durante o telefonema desta terça-feira, Biden contou a Putin algumas de suas preocupações, incluindo “relatórios sobre a invasão à SolarWinds, recompensas russas [aos talibãs] pelos soldados americanos [mortos] no Afeganistão, interferência nas eleições de 2020, o envenenamento de Alexei Navalny e o tratamento dado pelas forças de segurança russas aos manifestantes pacíficos”, conforme explicou Psaki.

O presidente dos EUA pediu às agências de informação uma avaliação exaustiva da suposta interferência de Moscou nas eleições americanas de novembro, o uso de armas químicas contra a Navalny e recompensas russas aos talibãs por matarem soldados americanos no Afeganistão.

Biden também solicitou investigações sobre o ciberataque contra várias agências federais por meio de atualizações de um programa popular da empresa tecnológica americana SolarWinds, chamado Orion, que é utilizado para monitorizar redes de computadores.

Psaki destacou que a intenção de Biden durante a conversa com Putin foi deixar claro que o país agirá firmemente em defesa dos seus interesses nacionais em resposta às ações “malignas” da Rússia.

Biden também conversou por telefone com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, sobre a Rússia. De acordo com um comunicado da Casa Branca, Biden transmitiu ao diplomata norueguês a intenção de “consultar e trabalhar com os aliados em uma série de preocupações de segurança comuns, incluindo o Afeganistão, o Iraque e a Rússia”.

*Com informações da Agência EFE

Fonte: Pleno News

Apesar da pandemia de Covid-19 forte, o Brasil segue avançando no combate à doença. E até esta terça-feira (26), o país já vacinou mais de 800 mil pessoas contra a doença, o que coloca o Brasil entre os 20 países do mundo que mais imunizaram sua população.

De acordo com dados divulgados pela Universidade de Oxford, o Brasil se encontra em 16º lugar na lista.

Até o momento, o Brasil já vacinou cerca de 0,33% da população. A vacinação no país começou no dia 18 de janeiro.

Fonte: Pleno News

De acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o Movimento Sem Terra (MST) e outros grupos marcaram uma plenária para esta terça-feira (26). O objetivo é mobilizar no dia 1° de fevereiro, dia de votação das presidências da Câmara e do Senado, protestos contra o presidente Jair Bolsonaro.

– MST e MTST pretendem propor um trancamento de estradas para esse dia – afirmou a coluna.

O núcleo dos protestos será o impeachment de Bolsonaro. Os grupos também querem defender pautas como vacinas, proteção às estatais e contraposição à reforma administrativa.

Ainda segundo a publicação, o MST “topa se juntar a Luciano Huck e Ayres Britto, ex-ministro do STF, contra Bolsonaro”.

Fonte: Pleno News

O Ministério da Saúde tem cinco dias para prestar informações ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o uso de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) na distribuição de cloroquina e hidroxicloroquina para tratar pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

A ordem partiu do ministro Benjamin Zymler na última sexta-feira (22), depois que uma auditoria feita pela área técnica do tribunal apontou uma ilegalidade no custeio dos remédios para uso contra a Covid-19.

No despacho, o ministro do TCU afirma que os remédios só poderiam ter sido fornecidos pelo SUS para tratar a doença se houvesse autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou de autoridades sanitárias estrangeiras.

A prescrição dos fármacos contra a Covid-19 é rejeitada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

“Verifica-se não haver amparo legal para a utilização de recursos do SUS para o fornecimento desses medicamentos com essa finalidade”, aponta um trecho do ofício.

Na avaliação do ministro, os esclarecimentos devem ser prestados após uma “mudança do discurso” de Pazuello. O general afirmou que a pasta nunca orientou o “tratamento precoce”, e sim o “atendimento precoce” dos pacientes.

– Nunca indiquei medicamentos a ninguém. Nunca autorizei o Ministério da Saúde a fazer protocolos indicando medicamentos – disse o ministro no último dia 18.

Segundo observou Zymler, a posição é “contraditória” em relação a orientações e documentos emitidos pelo próprio Ministério da Saúde.

O ministro do TCU também pediu explicações sobre o aplicativo TrateCOV, lançado pelo governo federal para agilizar o diagnóstico da Covid-19. O tribunal quer a indicação dos responsáveis pela plataforma, a descrição do funcionamento, a “base médico-científica” para uso e saber se está prevista sua reativação.

O aplicativo, que recomendava antibióticos, cloroquina e ivermectina até para bebês, foi tirado do ar na quinta-feira (21). Um dia depois, o Ministério Público Federal (MPF) abriu uma frente de apuração sobre o sistema.

*Estadão

Fonte: Pleno News
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |